Lara Dias aquarelas
Art Attack

Bem-vindo ao incrível mundo de aquarelas com a artista brasileira Lara Dias!

Besouros, natureza, personagens pop e dedicatórias coloridas e marcantes fazem parte dos temas pintados nas aquarelas de Lara Dias.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-01

Há muito tempo atrás, Lara Dias apareceu aqui no FTC. A fotógrafa, jornalista, ilustradora e produtora de conteúdo brasileira tinha acabado de dar início ao projeto Dedique um Cartão e nunca imaginaria onde poderia chegar com a sua arte. De lá para cá, muita coisa mudou. Lara refinou o seu estilo, experimentou novas cores e técnicas, e vem lançando ideias inspiradoras, como o Livro do Ano, e um curso de introdução à aquarela para iniciantes.

A artista conta que começou a desenhar em 2008, nos cadernos da escola. Mais precisamente, nas aulas de matemática, o que lhe rendeu 2 recuperações naquele ano. Eternamente inquieta e em busca de novos recursos para expandir a criatividade, ela continuou em meio aos rabiscos e hoje comanda o estúdio criativo Bingo. Hoje apresentamos alguns de deus trabalhos e a nossa conversa com ela, que contou um pouco mais sobre suas inspirações. Confira:

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-11

FTC: Queria que vc falasse um pouco sobre você com as suas palavras e como chegou até a ilustração e aquarela; 

Não faz muito tempo, descobri que sou do signo de Câncer com ascendente em Virgem. Depois de ler sobre essa combinação, entendi que eu sou uma pessoa bastante sensível e sonhadora, mas que tem um pézinho nos chãos e gosta de colocar a mão na massa, fazer coisas. Talvez por isso, eu passei a vida toda procurando um jeito de me expressar, com tantos sentimentos à flor da pele. Formei em jornalismo, segui para uma linha mais literária e quando os textos já não pareciam suficiente, comecei a retomar os rabiscos no papel. O interesse por aquarela surgiu naturalmente e foi se transformando em um amorzinho real e verdadeiro.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-02

Hoje eu fico navegando entre fotografia, escrita e ilustração. Tudo junto e ao mesmo tempo.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-19

FTC: Há quanto tempo cria as ilustras e quais materiais utiliza? 

Há mais ou menos 5 anos crio as ilustras e pinto com aquarela sem medo de ser feliz e sem guardar tudo de volta na minha gaveta secreta. Uso basicamente aquarela, nanquim, e lápis para desenho.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-04

“Eu comecei a me interessar por aquarela para expandir minhas possibilidades de expressão. Escrever já não dava conta de tudo que eu queria dizer. Ninguém me falou como tinha que ser. Ninguém viu meus primeiros rabiscos e as tentativas que resultavam em papel enrugado, desperdício de tinta e uma pitada de frustração. Mas eu terminava o dia muito mais feliz a cada nova tentativa. Porque conhecimento é muito mais que dominar uma técnica ou se tornar profissional em qualquer coisa. Ele nos liberta. Nos enche de possibilidades inéditas! E é só por isso que eu encarei o desafio de compartilhar o pouco que sei com pessoas a fim de ganhar novas asas para imaginar e criar.”

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-07

FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos? 

As cores influenciam meu trabalho de acordo com meu humor. As vezes passo muito tempo obcecada com um único tom e quero criar qualquer desenho usando somente as mesmas cores. Assim surgem as silhuetas femininas azuis da cor do mar e as girafas em preto e branco. hahaha

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-animais

Ultimamente, tenho sentido essa necessidade de expressar sentimentos com menos explosão de várias cores, sabe? Acredito que existe um espírito do tempo e que todo mundo tem sentido isso de certa forma. Os tons mais clarinhos, candy colors, caramelo, preto, branco e cinza têm sido meus preferidos na vida. Talvez uma busca por serenidade e equilíbrio em contraste com os tempos conturbados que temos vivido, né?

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-17

FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente? 

Tenho me descabelado sendo empreendedora com uma produtora de conteúdo criativo (a Bingo). Também tenho o lançamento da minha lojinha online prevista para o mês de Maio junto com um site bem legal – pra compartilhar mais conteúdo com as pessoas que me acompanham, que seja além das fotos. Por lá eu vou dividir grande parte da minha vida, dicas de viagem, aquarelas e até um possível canal no youtube (oh céus! haha)

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-08

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Eu nunca gostei muito dessa ideia de definir arte. Sempre que vejo alguma resposta nesse sentido me parece meio elitista e pouco democrática. Se fosse definir de alguma maneira, eu acho que é tudo aquilo que o ser humano produz como forma de expressão verdadeira, sincera. É uma doação de um pedacinho de você pro mundo. O que ela vai representar para o outro ou o quanto vai impactar a vida de alguém, de um grupo de pessoas de uma sociedade inteira ou de um sistema, é só uma consequência. Dentro disso, a minha arte é justamente um micro pedacinho do que eu sou/gostaria de ser para o mundo e as pessoas que me cercam.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-10

 FTC: Com o que você se inspira? 

Eu acho que não há nada com o que eu não possa me inspirar. Ou pelo menos não me surpreenderia se surgisse uma inspiração de qualquer – qualquer – coisa nessa vida.

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-09

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.

– Papel, pincel e tinta (tem que ser o combo. Então vale como 1 item?);

– Um bom abraço;

– Uma viagem à vista;

– Conversas com gente que eu amo e taças de vinho (também tem que ser o combo);

– Chocolate;

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-06

Mais ilustrações aquareladas para te inspirar:

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-01

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-16

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-15

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-14

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-13

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-12

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-05

follow-the-colours-aquarelas-lara-dias-03

Gostou? Siga Lara no Instagram, Snapchat (osnapdalara) ou envie um e-mail [email protected].