arte pelos femininos Ayqa Khan
Art Attack

Artista paquistanesa cria ilustrações para demonstrar com naturalidade os pelos nos corpos femininos

Existe um momento crítico na vida de praticamente todas as mulheres: o crescimento de pêlos pelo corpo em lugares não muito agradáveis, indesejados pela sociedade e por elas mesmas. Muitas acabam sofrendo com a ditadura de pernas sempre lisinhas, axilas de veludo, virilha perfeita e peles de seda.

follow-the-colours-arte-ayqa-Khan-01

Ayqa Khan possui 20 anos de idade, é fotógrafa, ilustradora digital, mora em Nova Iorque e faz parte da primeira geração Paquistanesa-Americana de jovens artistas prontos para refletir e criticar sobre o que lhes incomoda.

Foi pensando nos padrões estéticos que a sociedade impõe que Ayqa decidiu questionar a pressão social que sempre sofreu desde muito nova: “Minha mãe tem um salão de beleza e me fazia depilar desde os onze anos, porque achava que os pelos que cresciam no meu corpo não eram femininos”.

Através de suas ilustrações digitais irreverentes e descontraídas, preenchidas por cores fortes e chamativas, ela começou a se expressar. Provocativas, causam certo incômodo às opiniões e percepções mais conservadoras, mas seu intuito é justamente esse: abalar os padrões de beleza que continuam a escravizar as mulheres a um modelo idealizado e inatingível.

follow-the-colours-arte-ayqa-Khan-02

Em seu Tumblr, praticamente um diário virtual de sua vida, Khan diz que a pressão social de retirar os pelos do próprio corpo sempre a fez se sentir como um objeto, ao invés de um ser humano.

follow-the-colours-arte-ayqa-Khan-03

Para ela, pelos e cabelos são partes naturais do corpo, e a atitude de retirá-los trata-se de uma construção social: “Nós não temos que nos conformar com nenhuma ideologia de identidade”.

Seu intuito é desenhá-los cada vez mais para normalizá-los diante dos padrões: “Algumas vezes as pessoas criticam os desenhos e os corpos que faço, alegando que são nojentos, mas se você for pensar, são esses comentários que muitas vezes são. Recebo muitas mensagens positivas de garotas que se identificam”, disse ela.

“A minha mensagem é de encorajamento. As mulheres devem se sentir confortáveis com seu corpo, cabelo e pelos, isso sim é natural”. Confira algumas de suas ilustrações:

Para quem se interessar em conhecer um pouco mais de Ayqa e acompanhar seu trabalho artístico e suas ideias, é só entrar em seu site ou segui-la no Tumblr.

Via/Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + InstagramTumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.