Quem capinou o mundo virtualdemonstrou suas emoções de todos os jeitos possíveis na web. Pontuações e letras do alfabeto foram combinadas para refletir expressões que fazíamos com o rosto; símbolos representavam determinados emoticons (ainda chamam assim?) no MSN; os winks também fizeram graça quando a ideia era representar algum sentimento. Hoje a gente se diverte com gifs que, amém, chegaram até no famigerado “zap”.

O ‘x’ da questão é que a gente usa, mas sequer sabe um pouco direito da onde vem esse monte de imagem dinâmica, de movimentos curtos e repetitivos, que consegue arrancar risadinhas enquanto rolamos a timeline. Além de vídeos, que algumas plataformas permitem transformar em gifs, uma turma de animadores brasileiros tem se dedicado a produzir o material. A diferença é: são animações exclusivas, inéditas e temáticas focadas em personagens.

O Conosquinhos nasceu como um grupo de estudos focado em reunir animadores brasileiros e estimular a produção constante de gifs. Há cerca de alguns meses os profissionais criam gifs temáticos semanalmente. Aqueles que mais se destacam vão para o Tumblr do grupo.

Diferentemente dos gifs que costumamos encontrar disponíveis, as animações produzidas pelo Conosquinhos não necessariamente refletem sentimentos ou expressões faciais. Os desenhos parecem contar uma história, como quando um gif mostra um ovo cru que pula na frigideira quente, é frito e sua alma depois vai para o “céu”. Também é bonitinho o bacon que, numa mesma frigideira quente, pula de um pé pra outro numa tentativa desesperada de se safar do seu destino. E esses exemplos são só no âmbito do tema culinária. Uma visita à galeria do Conosquinhos no Tumblr e identificamos gifs sobre magia, jacaré do papo amarelo, criaturas da noite, telejornais e supermercado galático.

“A maioria dos nossos membros são profissionais que já estão no mercado, em estúdios como a Birdo, o Copa, estúdios do sul etc., mas sentimos que temos espaço para crescer bem mais! Gostaríamos de entrar em contato com estudantes de animação e conhecer gente nova na área. A plataforma também funciona como espaço de aprendizado, crítica e troca, diz o animador Lucas Pelegrineti. Foi ele que organizou a iniciativa, junto com Fernando Finamore, diretor da série dos mascotes Vinicius e Tom, das Olimpíadas.

Além do perfil no Tumblr, o trabalho do Conosquinhos pode ser acompanhado no grupo do Facebook. A maioria dos membros são animadores e ilustradores com atuação no mercado, mas Pelegrineti contou que a comunidade também é aberta para estudantes interessados em mostrar seu trabalho.

ALGUNS DESTAQUES DE GIFS DO CONOSQUINHOS

Segundo Lucas, “Conosquinhos” é uma gíria para “petiscos”! Porque os gifs são como petisquinhos de animação!

Estela Marques é curiosa, jornalista e libriana. Comer melhor, dormir mais e ter um lifestyle menos ansioso são algumas metas de vida. Mas a principal delas é transformar em trabalho do horário comercial o que hoje está na esfera dos hobbies. Vai do MPB de Chico Buarque ao sertanejo de Wesley Safadão em um clique, mas séries investigativas continuam sendo um xodó. Escreve sobre moda e comportamento no blog Moça Criada.

Estela Marques – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários