Daqui um tempo, comeremos chocolates holográficos

follow-the-colours-chocolate-holografico-01

O chocolate está por aqui há mais de 3 mil anos. Sua consistência, ingredientes e aparência continuaram relativamente similar ao longo desses milênios. Quer dizer, até agora. Uma empresa da Suíça chamada Morphotonix diz ter elaborado um novo processo para transformar visualmente o produto.

Ainda em fase de testes e desenvolvimento, eles criam padrões holográficos sobre o chocolate sem o uso de aditivos. Pra quê? Inicialmente, os chocolates holográficos, seriam criados por pura estética (kitsch, não?) e para fins de segurança. Mais para o deleite de estar comendo algo bonito, colorido e gostoso ao mesmo tempo.

Primeiro, a equipe cria um molde de metal com microestruturas gravadas. O uso dessa textura difrata a luz criando o efeito. A partir do molde mestre de metal, um molde de plástico é feito. O chocolate líquido é colocado nele com precisão e as microestruturas são impressas em sua superfície.

O processo funciona tanto com chocolate escuro quanto com ao leite, mas a composição química de algumas variedades nem sempre dá certo. Esperamos que consigam viabilizar logo! Parece ser bom o suficiente para comer, além de acreditarmos que a ideia possa trazer novas oportunidades para algumas marcas!

follow-the-colours-chocolate-holografico-10

Via.

Por Carol T. Moré

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.