follow-the-colours-ju-amora-02

Ju Amora. Se você ainda não ouviu falar da artista, está na hora de se inspirar com suas cores. Atriz por formação, pisciana, vegetariana e beatlemaníaca recentemente assumida, Juliana ama música, arte, cores, chocolate e lápis de olho.

Nasceu em São Paulo, mas, é filha de baiano com mineira. Já teve uma porquinha de estimação chamada Diana e uma tartaruga Lili. Tem uma risada escandalosa e chora com as belezas da vida. Seu ateliê surgiu de uma grande inquietação. Queria fazer algo seu, algo que tomasse seu coração, que realmente amasse fazer.

Estava afastada do teatro por 5 anos e em 2012 decidiu mudar a sua vida. Pediu demissão do antigo emprego, retomou os estudos em relação ao teatro e fez uma viagem á Europa. Trouxe na bagagem bons amigos e muita inspiração.

No inicio de 2013, o Ju Amora tomou forma com o “Projeto Banqueteria“: são banquetas de madeira, pintadas à mão ou com intervenção de diferentes materiais.

Ju nunca havia pintado ou desenhado antes, por isso, coloca toda energia e amor em cada banqueta que faz. O que mais deseja é que de alguma forma este amor passe para quem compartilha suas peças. Mais do que coragem, é preciso amor para seguir um sonho e hoje, ela pode dizer que está vivendo dele. Qualquer possível dificuldade que apareça pelo caminho é superada por esta satisfação.

Conversamos com a artista para saber um pouco mais sobre suas inspirações:

follow-the-colours-ju-amora-04

FTC: Ju, com o que você se inspira?

Ju: Tudo me inspira. Tudo mesmo. rs. Estamparia, vitrines de lojas, exposições, histórias de amor, músicas, cinema, natureza, viagens, crianças e o Loro (o artista Loro Verz), que é meu grande amor e companheiro. Tenho muita sorte em ter um artista tão talentoso dentro de casa. Mas, confesso que ultimamente tenho ficado cada vez mais apaixonada pelo japonismo e padrões geométricos. Ultimamente um passeio pela Liberdade e observar as roupas das pessoas que desfilam por ai tem servido de muita inspiração para as minhas criações.

follow-the-colours-ju-amora-05

FTC: Como é a sua rotina? 

Ju: Minha rotina se divide entre minha cia de teatro, as criações do Ju Amora e o estúdio do Loro. Mas, ultimamente o Ju Amora é o que tem ocupado mais o meu tempo. Meu ateliê fica em casa, o que eu adoro. É muito bom poder trabalhar em um ambiente muito seu, com sua cara. Também é muito bom não precisar enfrentar o trânsito de São Paulo para chegar. Já estou aqui.

Como durmo por volta das 3hrs acordo sempre as 10 da manhã, tomo meu cafezinho sagrado, tomando sol junto com a nossa cachorrinha Lisbela. Adoro plantas, discos e Beatles, e estando em casa tenho tudo isso pertinho de mim. Passo o dia pintando as banquetas e ouvindo música. É uma delícia! Além disso, sempre que possível gosto de receber as pessoas que gostam do meu trabalho aqui em casa para um bolinho com chá de amora.

follow-the-colours-ju-amora-03

Em tempos de internet, Facebook, Instagram, é muito bom poder ter um contato mais próximo com as pessoas, saber quem são, dividir histórias. Durante a semana passo o maior tempo no ateliê, mas, também reservo sempre que possível uma tarde pra mim. Vou em exposições, dou uma voltinha pela Av. Paulista, pego um cineminha, é sempre bom para buscar novas inspirações.

Aos sábados fico com o Loro no estúdio dele, recebemos pessoas que visitam o espaço e conferem a sua produção, amigos artistas também, tem sido uma troca maravilhosa. Além dos ensaios e apresentações da minha cia de teatro. É corrido as vezes, mas não poderia desejar algo diferente disso.

follow-the-colours-ju-amora-06

FTC: Existe um por quê de você ter começado a se expressar através das cores? E o que te fez ir para as banquetas?

Ju: Sou uma apaixonada por cores e realmente acredito que a melhor maneira de transmitir algo bom e positivo é através delas. Com as cores não é preciso explicar, é só sentir, e é isso que eu amo. As banquetas surgiram de uma pergunta que me fiz. O que eu gostaria de ter na minha casa, que fosse prático, diferente, bonito, colorido? As banquetas me vieram quase que instantaneamente.

Acho que todo mundo que busca algo seu, tem este desejo. Algo diferente, não reproduzir uma fórmula ou o que já existe. O mais bacana, o que mais me encantou nas banquetas é o universo de possibilidades que elas proporcionam. Você pode usar as banquetas como quiser: pode ser banco, mesa lateral, pendurar na parede, peça decorativa ou o que mais inventar. Confesso que estes banquinhos de madeira ganharam o meu coração. Cada dia que passa tenho mais amor por eles.

follow-the-colours-ju-amora-07

FTC: Fale 3 sites, 1 filme, 1 livro e 1 música que definem um pouco de você. 

Ju: Ai que difícil!

Os sites: Pinterest, sou capaz de ficar horas me perdendo entre imagens e referências. Adoro! O blog do estúdio francês Mini Labo. Adoro as cores e padrões deles. Ah! Tem tantos, o Casa Aberta, vocês, os blogs das amigas Zilah do Dona das Coisinhas e Eva do Ateliê Casa de Maria e até o site da Urban Outfitters.

1 filme: Sou apaixonada por todos os filmes do Fellini. A Giulietta Masina, o barulho, o movimento, as música, a Itália, o humor, o surreal. Tudo nos filmes dele me encanta. Mas, para ser sincera se tiver que escolher só um filme, tenho que escolher um filme que toca fundo na minha alma hippie. E não tem nada a ver com Fellini. HAIR. Eu adorooo este filme, sem dúvida é o filme que mais assisti na vida.

1 livro: Linda Mccartney – Life in Photographs. Sou uma romântica incurável e apaixonada por Beatles e este é um livro lindo de fotos que tenho muito carinho, adoro folhear ele.

1 música: A música é parte da minha essência, muito difícil me definir através de uma apenas. Mas, acho que a música que melhor define meu momento é a ” Dê um rolê” dos Novos Baianos. “Eu sou amor da cabeça aos pés”.

follow-the-colours-ju-amora-08

FTC: Uma frase que você carrega para a vida.

Ju: “Seu real dever é salvar o seu sonho”. Amedeo Modigliani. É exatamente isso que eu tento fazer todos os dias da minha vida, é o que me motiva todas as manhãs. Salvar o seu sonho e amar, é o que realmente importa na vida.

follow-the-colours-ju-amora-010

follow-the-colours-ju-amora-11

follow-the-colours-ju-amora-13

follow-the-colours-ju-amora-frida

Vai lá: Ateliê Ju Amora. No Facebook. Vale a pena conhecer também a decoração da casa da Ju e do Loro no Casa Aberta.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários