No início dos anos 70, Joseph Szabo começou a lecionar arte e fotografia para estudantes de ensino médio da Malverne High School, em Long Island, nos Estados Unidos. Frustrado como professor e em busca de inspiração, ele começou a fotografar seus alunos.

O resultado foi uma série de imagens fortes e sensíveis que captam as angústias, paixões e confusões da fase de transição entre a infância e a vida adulta.

“A maioria dos estudantes não tinham interesse ou entusiasmo pelo ensino médio, e eu estava achando muito difícil trabalhar lá”, disse o fotógrafo uma vez.

“Depois de alguns meses, eu atingi um ponto de crise e sabia que algo drástico precisava mudar. Eu decidi que, se eu ficasse lá por algum tempo, teria que tornar minhas aulas tão interessantes e divertidas quanto possível, então coloquei minha câmera na sala para fotografar os alunos na tentativa de me conectar com eles. E isso fez toda a diferença”.

Sobre as fotografias de Szabo, Cornell Capa, fotógrafo da Magnum, afirmou: “a câmera de Szabo é penetrante, incisiva e jovem, combinando seus assuntos. Pode-se usar muitos adjetivos: reveladoras, ternas, ásperas, sexy, vistosas… nas mãos de Szabo, a câmera está magicamente lá, a luz está sempre disponível, o momento é percebido, visto e capturado”.

Joseph Szabo ficou bastante conhecido por suas fotografias da juventude norte-americana na década de 1970 e por seus livros que abordam essa temática em imagens: Almost Grown e Teenage. Suas outras publicações sobre o tema são disponibilizadas sob o título de Rolling Stones Fans e Jones Beach.

Nascido em 1944 em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, Szabo estudou fotografia no Instituto Pratt. Ele trabalhou como professor até 1999 na Malverne High School e atualmente dá aulas no conceituado International Centre of Photography (ICP).

Os trabalhos do fotógrafo são tão fantásticos e marcantes que integram as coleções permanentes do Metropolitan Museum of Art, Universidade Yale, ICP e a Biblioteca Nacional da França, entre outras instituições.

Joseph Szabo capturou seus estudantes de adolescentes durante os últimos vinte e cinco anos, retratando perfeitamente a ambivalência desse período da vida. As suas incríveis imagens revelam intimamente como os alunos se comportavam e até como não deveriam se comportar na época.

Para saber mais: Joseph Szabo – Site

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários