Quando o assunto é valorizar o que é local, a Holanda está dando um show de inspiração para o restante do mundo. Em 2017, o *Neoplasticismo completa 100 anos de existência e, para comemorar, a cidade de Haia ganhou novas cores e novas formas enquanto homenageia os artistas que marcaram o movimento.

Um deles – e um dos mais conhecidos popularmente – é Piet Mondrian, que marcou história com seus traços geométricos nas cores amarelo, azul e vermelho. O prédio da Câmara Municipal na cidade, agora retrata a maior instalação inspirada em Mondrian.

A fachada foi decorada pelos artistas Madje Vollaers e Pascal Zwart, do Studio VZ, com finas lâminas de plástico coloridas, representando o famoso desenho de linhas retas do artista.

A cidade de Haia, a terceira mais populosa do país, é conhecida também por abrigar a maior coleção de trabalhos de Mondrian, no Museu Municipal de Haia (Gemeentemuseum Den Haag). Se você estiver de viagem marcada para Holanda, já sabe onde ir!

*Neoplasticismo foi o movimento artístico de vanguarda que teve como um dos artistas principais Piet Mondrian, mestre da arte abstrata.

Via|Via.

Se eu te disser todos os clichês sobre ser uma jornalista apaixonada por moda, fotografia, viagens e cultura, será que você acreditaria?

Clarissa Jurumenha – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários