follow-the-colours-videogame-bordado-01

Qual a semelhança entre um jogador de videogame e um artista? Os dois precisam usar as mãos habilmente para alcançar seus objetivos. O artista sueco Per Fhager une arte e games, mas enquanto os jogadores manipulam um joystick, ele usa agulha e fios.

Os pontos são transformados em pixels em seus bordados, e, com eles, imagens de jogos clássicos de videogame em 8 e 16bits são recriadas.

follow-the-colours-videogame-bordado-02

follow-the-colours-videogame-bordado-03

O seu trabalho de bordado é um perfeito exemplo de como as atividades manuais tradicionais podem ser transformadas e receber novos significados em contextos modernos.

Com diferentes texturas, cores e técnicas, as imagens despertam nostalgia em qualquer pessoa que já tenha se aventurado em jogos como Super Mario, A Lenda de Zelda, Megaman e outros da era dos anos 90.

follow-the-colours-videogame-bordado-04

Fhager joga videogame desde a infância, e conta que sempre foi fascinado pelos movimentos, músicas, cores, desafios e principalmente pelos gráficos dos jogos. Desde então, o mundo único dos games inspira e influencia suas criações artísticas.  

Stene Projects Stockholm Brunnsgatan 21B,SE-111 38 Stockholm www.steneprojects.se/

Stene Projects Stockholm Brunnsgatan 21B,SE-111 38 Stockholm www.steneprojects.se/

“Na minha adolescência, eu experimentei usar bordados para fazer desenhos baseados nos gráficos pixelados de videogames. Cerca de dez anos depois, eu fiz essa conexão novamente, o que levou a minha primeira peça, finalizada em 2008. Logo, eu percebi que essa seria apenas a primeira de muitas cenas de videogames que eu gostaria de recriar dessa forma”, diz o artista em entrevista ao Nintendolife.   

follow-the-colours-videogame-bordado-07

“A limitação e simplicidade de gráficos em pixels nunca vai deixar de me atrair. É fascinante como essa expressão visual moderna tem tanto em comum com uma atividade tão antiga e tradicional como o bordado. Ambos os mundos me interessam, mas o resultado combinado de quando eles se encontram é o que me impulsiona em minha arte”. 

follow-the-colours-videogame-bordado-08

follow-the-colours-videogame-bordado-09

Os bordados são coloridos e vibrantes, e evocam o movimento frenético dos fliperamas e telas de TV, mas de forma estática.

follow-the-colours-videogame-bordado-10

follow-the-colours-videogame-bordado-11

Na visão do artista, os jogos permitem experiências atemporais. Por isso, ele gosta tanto dos mais dos clássicos, criados há vinte anos, como dos títulos contemporâneos.

follow-the-colours-videogame-bordado-12

follow-the-colours-videogame-bordado-13

Quem não queria ter um desses em casa? Fantásticos! Confira mais no Instagram de Fhager.

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários