Ataque cardíaco | Pintura original em aquarela de um EKG que mostra infarto do miocárdio

Grandes montanhas, um lago refletindo o pôr do sol ou, até mesmo, um grande urso polar em cima de um iceberg olhando para o horizonte. Coisas lindas de fato! Mas e o universo maravilhoso e cheio de cores que existe em uma singela gota de água? Todo um mundo que nossa visão não consegue alcançar, não por estar muito longe (como as estrelas e outras galáxias) e sim por estar muito perto de nós!

Michele Banks é uma artista formada na Universidade de Harvard e que, inspirada pela ciência, decidiu dedicar seu trabalho a mostrar para as pessoas esse universo colorido e diferente de tudo que os outros conhecem como natureza. Michele pinta obras maravilhosas como outras artistas, mas sua inspiração vem de um meio de cultura de microrganismos e sua tinta reflete bactérias, fungos e outros seres vivos! 

“Minha obra de arte foi apresentada por The Scientist, Scientific American, BoingBoing e Wired, entre outros. Eu vendo meu trabalho no Etsy e escrevo semanalmente sobre arte e ciência no The Finch & Pea”. Relata Michele sobre o reconhecimento que seu trabalho já recebeu e sobre outras paixões que a artista não deixa de lado, como a escrita no seu blog.

Ela é proprietária de uma loja virtual no Etsy e vende suas obras ilustradas em telas, placas Petri e em peças de rouba. Confira:

Divisão celular | A beleza da mitose

Michele corta as pinturas em círculos, as monta em placas de Petri e cobre com resina

Placa de Petri | Pintura aquarela em recipiente cilíndrico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microorganismos

Aquarelas e colagens inspiradas em microbiologia que se tornam cachecóis

“Eu retrato células, bactérias, vírus e outras criações microscópicas em aquarela por anos, geralmente em papel, mas também uso argila texturizada e outros materiais especialmente tratados. Uma das coisas mais legais sobre o uso de aquarela para este tipo de trabalho são os padrões surpreendentes que ele forma enquanto a tinta se espalha e é absorvida pelo substrato”.

Pintura de neurônios | Produto vendido na loja virtual de Michele (Etsy)

Curtiu? Saiba mais sobre a artista que é movida pela ciência: Michele Banks, suas obras de arte, produtos e o blog para qual ela escreve!

Sou curioso e tenho um grande interesse por criatividade, empreendedorismo e inovação! Gosto muito de viajar, cozinhar, procurar coisas novas no mundo e gerar pensamentos críticos. Ah, e sou graduando em Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará e presidente do Café com Startup.

Filipe Bessa – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários