A instalação foi feita para a semana de design e usou mais de 2.000 flores e ervas. 

Durante quase uma semana, um estúdio de arquitetura na Itália ficou totalmente coberto de flores. Entre 4 e 8 de abril de 2017, o Piuarch foi palco de uma instalação criada para a Semana de Design de Milão em Brera.

Brera é um bairro italiano descolado, considerado um distrito de design, por concentrar diversas lojas, galerias, restaurantes e cafeterias. Nele acontece uma programação especial dentro da semana de design mais importante da Itália.     

Localizado na Vila Palermo, 5, o estúdio concebeu o projeto intitulado “Facades, the Skin of Architecture” (Fachadas, a Pele da Arquitetura), realizado em parceria com o arquiteto paisagista Cornelius Gavril e com o apoio das empresas Verde Vivo & Vivai Mandelli.

A ideia era criar um jardim que cobrisse toda a fachada do prédio, do telhado ao chão, imitando uma cascata. Foram usados diversos tipos de flores e ervas como rosas, lírios, cravos, gerberas, lavanda, alecrim e hortelã, em um total de mais de duas mil plantas! Além de colorida, a instalação também era perfumada artificialmente.   

Dentro do prédio, os visitantes puderam desfrutar de uma exposição que contou um pouco da pesquisa conceitual e de formas que o Piuarch dedicou para criar diversas fachadas ao longo de anos. O estúdio reuniu imagens, desenhos, ilustrações e fotos para mostrar a sua visão de fachadas como um gênero estilístico.

Como as flores são um material extremamente delicado e estavam totalmente expostas à cidade, cada raiz das plantas usadas na instalação foi conectada a uma batata. O tubérculo ajuda na retenção de água e também foi usado como uma fonte de nutrientes, aumentando a durabilidade das flores.

A interação entre a instalação – de 200 linhas verticais com 10 metros de altura – e as mudanças da luz ao longo do dia criou um espetáculo à parte, em um jogo de sombras e nuances.   

Simplesmente lindo! Saiba mais sobre o trabalho da Piuarch aqui.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários