follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-01

Você já deve ter visto a imagem da Monalisa, de Leonardo da Vinci, pelo menos algumas milhares de vezes. Mas, para milhões de cegos e deficientes visuais, a obra só é conhecida pelas descrições que elas ouvem das outras pessoas. Essa realidade agora pode mudar, graças à tecnologia de impressão em 3D.

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-02

O designer finlandês Marc Dillon está desenvolvendo um incrível projeto chamado The Unseen Art, em que recria famosas pinturas clássicas em versão tridimensional. A partir dessas impressões em 3D feitas com areia, deficientes visuais poderão “enxergar” essas obras pela primeira vez, através do toque das mãos.

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-03

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-04

“Imagine não saber como é o sorriso de MonaLisa ou os girassóis de Van Gogh. Imagine que você ouve as pessoas falando sobre isso a vida toda, sabe que aquela arte existe, mas nunca pode experimentá-la ou enxergá-la. Para os milhões de pessoas cegas, agora isso vai se tornar uma realidade.

Será uma revolução levar os deficientes aos museus e às galerias de arte. Elas normalmente não vão porque lá não há nada para elas e nem podem tocar!”, diz Marc Dillon.

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-05

Os objetos impressos são feitos com areia, e mantém a escala original das obras.

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-06

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-07

Dillon pretende criar uma plataforma online que permitirá que artistas enviem sua arte em formato tridimensional, para que qualquer pessoa com uma impressora 3D possa criar novas

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-08

Esperamos que, com esse tipo de iniciativa, os museus do futuro sejam mais acessíveis para todos!

follow-the-colours-arte-3d-para-cegos-09

Saiba mais sobre a ideia no site oficial do Unseen Art. Acompanhe também as novidades pelo Facebook do projeto.

Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários