Está provado: o melhor lugar para ter ideias inovadoras é fora do escritório. Confira 4 dicas simples do dia a dia que dão um impulso na criatividade!

Startup Stock Photos

Para ter sucesso, as pessoas e as empresas precisam de inovação, e isso exige o pensamento criativo. O ex-diretor de uma agência de publicidade, Jack Foster, diz que novas ideias são consideradas as “rodas do progresso”, e adverte que sem elas ficamos sempre estagnados.

“Nunca houve um tempo em toda a história que nem atualmente, em que as ideias são tão necessárias e tão valiosas”, ele escreve em seu livro How To Get Ideas. “Nós vivemos em uma geração inundada com tantas informações que às vezes nos sentimos afogadas nelas, uma geração que exige um fluxo constante de novas insights, seja para atingir o seu potencial ou realizar os seus sonhos.”

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-08

Parece ótimo, mas tem dias que realmente a inspiração e a criatividade não dão as caras. Felizmente, é possível tornar-se mais criativo, inspirado e propenso a novas ideias, e alguns dos exercícios para isso, são fáceis, fazem parte da nossa rotina e acontecem do lado de fora do escritório. Confira:

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-09

1 – TOMAR BANHO

Não sei vocês, mas eu vivo tendo novas ideias enquanto tomo banho. Cheguei a comprar até um bloquinho de notas impermeável para anotá-las. Quando falava isso na agência em que trabalhava, riam da minha cara. Mal sabem elas que muitas pessoas tem grandes ideias no chuveiro. Segundo estudos, além do chuveiro, uma banheira pode impulsionar a sua criatividade também, diz Paulette Kouffman Sherman, psicóloga e autora de livros relacionados ao assunto.

Estudos feitos com estudantes universitários mostram isso. Muitos escritores e artistas afirmam ter mais inspiração perto da água. Para você ter uma ideia, a roteirista Dalton Trumbo sempre escrevia enquanto estava na banheira, e Agatha Christie, gostava de comer maçãs, enquanto pensava e flutuava na água.

Se você não pode pagar uma viagem para um spa ou fazer um retiro na praia no fim de semana, a banheira ou chuveiro funcionam muito bem. Kouffman diz que seu ritual de banho diário envolve meditação e isso ajudou-a a escrever 21 livros.

Dica: Muitos especialistas dizem que a criatividade precisa de um espaço de incubação e isso envolve deixar para lá seu ego e suas críticas. Banhos permitem que você faça isso. Você deixa de lado seu ego, preocupações e bloqueios, e entende muitas vezes o propósito maior enquanto está ali relaxando.

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-07

2 – OBSERVAR

Várias ideias circulam ao nosso redor todos os dias, basta você ter tempo, parar e olhar. Muitas pessoas não enxergam que elas também estão do lado de fora do ambiente de trabalho. Tina Seelig, autora e palestrante, em seu curso sobre criatividade, inovação e empreendedorismo na Universidade de Stanford, faz um exercício disso bem interessante: envia seus alunos para um shopping local e os fazem procurar lojas e produtos com novos olhos.

“Monto um questionário detalhado para eles: A porta estava aberta ou fechada? Qual é a fonte e o nome da loja? Quanto tempo leva para alguém para vir e cumprimentá-lo na entrada? Quão alto são os tetos? Como são os pisos? Qual é a trilha sonora? O cheiro remete a que?”

Dica: Observar o mundo com foco realmente aguça a criatividade. Muitas vezes quando você presta atenção às pequenas coisas que estão ao seu redor, você consegue reconhecer problemas que logo podem ser transformados em oportunidades.

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-05

3 – TRABALHAR EM UMA CAFETERIA

Em um estudo, pesquisadores da University of British Columbia realizaram experimentos de brainstorming em três ambientes para medir o impacto do ruído na criatividade. Os participantes trabalharam em ambientes silenciosos perto de 50 decibéis, em ambientes barulhentos de 85 decibéis, e em ambientes de médio ruído em 70 decibéis.

O local em que o nível de ruído era médio – como o de uma cafeteria – mostrou ser perfeito quando se trata em fazer um trabalho criativo. Ruídos moderados ao fundo criam a distração perfeita para a mente forçar as pessoas a pensarem mais criativamente, mas não tão altos o suficiente para que você perca o seu foco.

“Em vez de enterrar-se em uma sala silenciosa tentando descobrir uma solução, saia da sua zona de conforto e vá trabalhar em um ambiente relativamente barulhento. Isso pode ajudar o cérebro a pensar abstratamente e, assim, gerar ideias mais criativas”, escreveram os autores da pesquisa no Journal of Consumer Research.

Dica: existe até um site que simula o barulho de uma cafeteria para te manter mais concentrado. Veja só aqui.

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-03

4 – CAMINHAR

Mark Zuckerberg é conhecido por suas reuniões em que não para de andar pelo Facebook e há uma boa razão para isso: colocar um pé na frente do outro está relacionado a geração de ideias. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que o ato de caminhar aumenta a inspiração criativa, seja feito dentro de um ambiente ou fora.

O estudo envolveu experimentos que relacionava o pensamento criativo dentro de quatro diferentes condições: caminhar em uma escada rolante, sentar-se dentro de uma sala de frente para uma parede em branco, caminhar ao ar livre, e sentar-se ao ar livre. Os pesquisadores mediram o pensamento dos participantes e a sua capacidade de gerar insights. Os níveis de criatividade foram consistentemente e significativamente maior nos que andaram em comparação com aqueles que se sentaram.

“Muitas pessoas informalmente afirmam que elas tem melhores pensamentos ao caminhar. Nós finalmente pudemos dar um passo, ou dois, e estamos descobrimos o porquê”, disse a co-autora do estudo Marily Oppezzo em uma entrevista ao Stanford News. “Nós não estamos dizendo que a caminhada pode transformá-lo em um Michelangelo, mas ela pode ajudá-lo nos estágios iniciais da criatividade.”

Dica: Se estiver cansado e sem ânimo, saia do escritório ou de casa e dê uma volta nem que se for até a padaria. Isso já vai ajudar você a dar uma relaxada, melhorar o humor e estimular seus pensamentos.

follow-the-colours-atividades-fora-trabalho-aumenta-criatividade-inspiracao-02

Legal, não? Agora você está pronto (a) para ter boas ideias e pensamentos inovadores, onde estiver! Confira aqui, outras dicas e um infográfico exclusivo para você exercitar a criatividade durante o ano todo.

* Texto original: Fast Company. Imagens: Pexels.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários