desperte seu lado artístico

Na vida adulta, a rotina é preenchida com muitas responsabilidades. Seja no pessoal ou no profissional, estamos sempre ocupados, com a agenda cheia e mil coisas para resolver. Algumas pessoas, provavelmente, acabaram descartando seus hobbys favoritos, momentos de lazer ou alguns hábitos que gostaria de ter, tudo para se certificar que o tempo está sendo gasto de maneira eficiente e produtiva.

As tarefas repetitivas atropelaram o cotidiano e lentamente muita gente deixou morrer o lado artístico que sempre teve. O dia consiste basicamente em trabalhar para pagar as contas, cozinhar, limpar a casa, redigir e-mails e preencher planilhas sem fim. Além de chato, essa monotonia que muitas vezes não conseguimos escapar, não ajuda em nada para nos desenvolvermos como pessoa ou como profissional. Estagnamos.

O fato é que deixamos de lado a arte e a criatividade, fatores que desempenham um papel importantíssimo na saúde em geral. Sim! A arte tem o poder de ajudar o ser humano a melhorar a sensibilidade, desenvolver uma maior percepção do mundo, a libertar alguns preconceitos, a expressar sentimentos e emoções.

desperte seu lado artístico

A conexão entre criatividade, arte e saúde

Durante décadas, pesquisadores, médicos e cientistas realizaram estudos que analisavam as maneiras pelas quais as pessoas poderiam se tornar mais saudáveis e desfrutar de vidas plenas e felizes. Embora a maioria desses estudos incluem atividade física, alimentação e prevenção de riscos, esses profissionais recentemente começaram a explorar a conexão entre criatividade, arte e saúde.

Agora temos confirmação científica do que já desconfiávamos há anos: aqueles que vivem um estilo de vida criativo e se expressam através da arte de alguma maneira, tendem a ser mais felizes e saudáveisExplorar a criatividade faz com que você se sinta melhor, o que faltava era uma prova concreta de que a arte realmente cria mudanças físicas no corpo.

Bem, um outro estudo analisado descobriu essa conexão. Em outras palavras: o processo de criação realmente impacta positivamente as células dentro do corpo e reforça o sistema imunológico. Além disso, criar alivia o estresse, melhora o funcionamento do cérebro e a vida social, aumenta o bom humor e até previne doenças como o Alzheimer.

desperte seu lado artístico

Não existe ninguém que não seja criativo

Muitas pessoas afirmam que não são criativas. No entanto, isso não é verdade. Algumas pessoas são naturalmente mais criativas do que outras, mas não existe ninguém que não seja criativo. Tudo é questão de treino. Como seres humanos, a criatividade faz parte da nossa cultura e história.

Mesmo assim, você continua tendo certeza de que não está aproveitando ao máximo seu lado artístico? Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para dar aquele impulso adicional. 

desperte seu lado artístico

Como despertar o seu lado artístico? 6 dicas: 

1- Inspire-se 

É verdade: quando você se cerca de coisas diferentes e se livra do pré-conceito de algo, consegue enxergar o mundo com outros olhos. O segredo é exercitar esse olhar.

É importante buscar referências na internet, em livros, viagens, nas pessoas, mas também é legal se atentar aos detalhes do dia a dia: a cor do céu, as flores caídas no jardim, a arte em um muro esquecido, a conversa com o senhorzinho que é cabeleireiro no bairro há anos – tudo pode virar inspiração e futuramente ser transformado em criação e arte.

Esteja atento a tudo: vale registrar as ideias em caderninhos, no celular, em um bloco de notas.

desperte seu lado artístico

2- Consuma arte para fazer arte

Referências. Além das inspirações, as referências são super importantes para a gente realizar projetos e aumentar as nossas possibilidades. Quando a gente adquire conhecimento, amplia o repertório. E é por isso que observar como que os seus artistas preferidos trabalhavam ou se expressam permite que você entre em contato com a sua própria forma de expressão.

Ir mais a fundo (exemplo: estudar história da arte e como surgiram certos movimentos), estar sempre de olho em todo tipo de arte e manifestações culturais, visitar museus, participar de peças de teatro, escutar música, assistir filmes, ler livros ou até pesquisar na internet tem muito valor.

Vale até ir em uma exposição (que você não tem muita informação sobre o artista) só para entender como e porque aquela criação está ali. Talvez aquilo te abra a cabeça!

desperte seu lado artístico

3- Permita-se experimentar

Ninguém nasce pronto. Muitos artistas trabalham com vários materiais diferentes até chegarem em algo que realmente marca o seu estilo. Criar ou fazer arte não é só para gênios ou pessoas super talentosas. Qualquer um pode (e deve) experimentar.

Ponha suas ideias em prática, comece de alguma forma. A dica mais importante aqui é justamente estar de peito aberto (sem ser crítico), disposto a testar e descobrir.

Não importa o seu objetivo (comercial, hobby, para expressar seus sentimentos), a arte se manifesta de diferentes maneiras em diferentes pessoas. Se você tem vontade de tentar algo, tente, invente, experimente. Esse é o primeiro passo. E lembre-se: não há forma errada de criar.

desperte seu lado artístico

4- Treine

É fato: não é toda hora em que a gente se sente inspirado para criar. Quem trabalha com criatividade sabe. Mas a persistência é fundamental. É importantíssimo treinar, treinar, treinar.

Dominar e aprimorar técnicas nos ajuda na hora da prática, a ter cada vez mais qualidade (e consequentemente a ficar mais feliz com o resultado) em um projeto. Além disso, o treino nos permite explorar cada vez mais as possibilidades.

Nem sempre criar é simples e o resultado pode demorar para chegar, mas não desanime: o processo criativo é mais importante que o resultado algumas vezes. Vale lembrar também: leia sempre, faça cursos novos e aprenda com outros artistas que você admira!

desperte seu lado artístico

5- Medite 

Parece bobagem, mas meditar, além de nos conectar com a gente mesmo, com o momento presente, pode ajudar a desenvolver os sentidos, a auto-consciência, a introspecção, é importante para a aprendizagem e memória e traz um relaxamento físico (fazendo tudo fluir mais facilmente).

De acordo com várias pesquisas, a meditação também pode alterar as estruturas físicas do cérebro permitindo que ele processe as ideias mais rápido. Quanto mais nós relaxamos internamente, mais criatividade e felicidade nós trazemos para o dia a dia.

desperte seu lado artístico

6 – Exponha seu trabalho

Deixe a vergonha de lado. Sua arte pode até ser uma válvula de escape, mas quem sabe não vira algo profissional? Expor sua criação e seu lado artístico ao mundo é expor sua alma. Escute as críticas construtivas, avalie sua evolução, peça ajuda, opiniões, questione.

Em tempos de redes sociais, Facebook, Instagram, Pinterest, e outras ferramentas de divulgação, podem ajudar a espalhar o trabalho de quem quer se promover. Quantas empresas, marcas ou artistas não começaram assim, após um amigo gostar daquela ilustração, daquele produto, e pedir uma encomenda? Este é o momento!

No fim das contas, a arte está no mundo justamente para isso: para mexer com as emoções, os sentimentos, a cabeça de quem cria e quem aprecia. Sua arte é uma maneira de você deixar sua assinatura para o mundo!

desperte seu lado artístico

Que tal reservar pelo menos 15 minutos para despertar seu lado artístico e criativo hoje? Você pode criar um texto autoral, poesias, bordar, costurar, tocar guitarra, desenhar, ou qualquer outra coisa que você goste!

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano se expressar e pode ser representada de diversas maneiras: pintura, escultura, cinema, teatro, dança, música, escrita, fotografia, literatura, entre outros. Entregue-se!

desperte seu lado artístico

Imagens: Pexels e Unsplash. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários