O Google Street View agora permite explorar o interior da Estação Espacial Internacional (ISS). Isso mesmo. Você pode ver como a ISS é por dentro e qual a visão que os astronautas têm da Terra.

Google sempre lança novidades. Depois de anunciar o Google Arts & Culture, plataforma de acesso gratuito que reúne 6 milhões de obras de arte de mais de mil museus e instituições culturais de todo o mundo, a empresa anunciou que agora qualquer pessoa pode ‘visitar’ a Estação Espacial Internacional (ISS) através do Google Street View.

É possível conhecer o interior da estação que orbita a Terra desde 1998 e viaja a mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância média de 400 quilômetros da superfície – completando cerca de 16 órbitas por dia, razão pela qual os astronautas assistem a muitos nasceres e pôres-do-sol em 24 horas.

Lá, astronautas de diversos países fazem a manutenção dos equipamentos e participam de experimentos para novas descobertas sobre o efeito do espaço no corpo humano. A ISS é o primeiro ponto fora da Terra acessível via Street View.

As imagens em 360º podem te levar de um ambiente para outro através de um clique, além de revelar detalhes e curiosidades sobre cada setor: o local para a higiene, para descanso, exercícios físicos e até onde acontecem os monitoramentos das operações externas na ISS, a chamada cúpula, que permite uma visão incrível da Terra, com seis janelas laterais.

A estação espacial, constituída por 17 módulos interconectados, é um importante instrumento de estudo do espaço, permitindo ainda a análise de informações sobre atmosfera, oceanos e superfície terrestre.

GRAVIDADE ZERO

Tudo isso foi fotografado na gravidade zero. Como? O Google e a NASA desenvolveram uma câmera flutuante que permite tirar fotos do local. A técnica permite capturar fotos sem distorções, não importa o ângulo para o qual você aponte.

As imagens foram tiradas por Thomas Pesquet, astronauta francês que passou seis meses trabalhando na Estação Espacial Internacional.

O primeiro Google Street View a funcionar fora do planeta, com vista hipnotizante sobre a Terra. 

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

Incrível, não? Veja as imagens da Estação Espacial Internacional com detalhes e faça um passeio espetacular aqui.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários