imaginenacopa

“Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa!” Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela tem sido repetida tantas vezes, que “imagina na Copa” acabou virando um bordão que a gente se acostumou a ouvir. Se, por um lado, a frase traz um tom de bom-humor para a conversa, por outro, ela reflete um pessimismo sobre se estaremos prontos para receber a Copa do Mundo em 2014. Um grupo de jovens então, incentivado por esse insight, resolveu se juntar para ir além do futebol e criaram o projeto Imagina na Copa. Através de um movimento de otimismo, querem engajar a juventude brasileira para a mudança de atitude. Toda semana no site, tem histórias de jovens que já estão transformando o país para melhor. Essas histórias servem de inspiração e vão mostrar que é possível fazer a diferença. A ideia também é facilitar que as pessoas se conectem e façam parte das iniciativas que estão sendo divulgadas. Muito legal, não? Além de conhecer o que tem sido feito, você pode indicar algum projeto legal, participar das oficinas e ter uma experiência incrível. São tantas ideias bacanas! Confira algumas:

LIBERTE SEUS SONHOS

A inspiração para transformar o muro veio do trabalho da artista e designer americana Candy Chang, que utiliza intervenções urbanas como uma forma de estimular as pessoas a refletirem sobre si mesmas e sobre a vida. No bairro onde mora, em Nova Orleans, a artista transformou uma casa abandonada em um quadro-negro gigante. Nele, escreveu a seguinte frase para que as pessoas completassem: “Antes de morrer, quero ___.” Confiante na mensagem da história, Gabriele Valente escolheu para fazer a intervenção em um muro de um prédio que já foi do INSS, passou por uma fase de abandono, foi ocupado por moradores de rua e depois desocupado novamente no Rio de Janeiro. O resultado?

Cópia-de-muro-1024x434

foto-8

foto-projeto

Captura-de-Tela-2012-12-19-às-20.46.05

InfograficoLiberteSeusSonhos-918x1024

ATADOS 

Você tem vontade de fazer algum trabalho social, sabe que quer ajudar os outros ou quer conhecer outras realidades, mas não sabe por onde começar? Se essa situação é familiar, o Atados pode ajudar você. O Atados é uma rede social que  possibilita às pessoas encontrar de maneira fácil as mais diversas oportunidades de voluntariado. Você escolhe o Ato que mais combina com você considerando sua disponibilidade, suas habilidades e a causa com a qual se importa. Aí é só se atar, combinar com a instituição escolhida e fazer o trabalho com o coração aberto! Além de participar da oportunidade do voluntariado, pode-se interagir com outras pessoas, registrar seu histórico em seu perfil, compartilhar suas experiências – o que reforça o caráter social da plataforma, além de mostrar como tudo pode ser poderoso e divertido.

542772_425577360865814_287709148_n

420011_432404763516407_999647133_n

IMG_5649

Atados

BIKE ANJO

Apaixonados pela bicicleta, um grupo de amigos queria ajudar mais pessoas a pedalar na cidade. Perceberam que muitos tinham vontade de adotar a bike como transporte mas sentiam muita insegurança. Pensando nisso, criaram uma plataforma para unir os ciclistas experientes com os ciclistas iniciantes e, dessa forma, passaram a dedicar tempo, técnica, paciência e amor aos então futuros ciclistas. No site do Bike Anjo qualquer pessoa interessada pode solicitar um ciclista. Os anjos te ajudam do comecinho, dão dicas básicas, criam rotas alternativas aos caminhos conhecidos das grandes avenidas e acompanham o iniciante durante todo o trajeto com toques importantes. Ah, eles fazem questão de que a experiência seja bem divertida e prazerosa, afinal andar de bike no dia a dia é assim! Hoje já são mais de 300 voluntários espalhados em mais de 60 cidades do Brasil. Em 1 ano de projeto já impactaram mais de 2 mil pessoas só com o atendimento individual. Sem contar as EBAs (Escola Bike Anjo), os passeios na cidade, as bicicletadas. Ninguém segura as bicicletas!

bikeanjo_2

bikeanjo_6

bikeanjo_perfil_wide1

Screen-Shot-2013-02-21-at-02.54.29

Gostou? Veja todos os projetos aqui > imaginenacopa.com.br. No Facebook: redeimaginanacopa

Imagem1

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários