Que o homem já pisou no espaço, estamos todos cansados de saber. Mas você sabe dizer quantas mulheres já exploraram a vastidão do universo? Mais de 40 astronautas mulheres americanas já deixaram o Planeta Terra em algum momento da história da NASA. Quem computou e anunciou os dados foi a vice-editora de notícias do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Maia Weinstock.

Cansada do descaso de sua profissão e em seu meio, Maia inovou na forma de chamar a atenção e propôs que a LEGO criasse uma linha que homenageasse as mulheres matemáticas, astronautas e cientistas que entraram para a história sem muitos comentarem sobre.

A vice-editora se inscreveu portanto na competição “LEGO Ideas”, que convida pessoas de todo o mundo a proporem uma linha criativa de personagens para a marca. Se as propostas inscritas forem capazes de arrecadar o apoio de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial do brinquedo e tornam-se realidade.

O projeto de Maia, que chama “Women of NASA” (‘Mulheres da NASA’, em tradução livre), além de conseguir o número necessário de apoio, já foi aprovado pela comissão LEGO e irá para as lojas ainda em 2017/início de 2018.

O brinquedo traz cinco personagens que representam as mulheres pioneiras na NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.

As mulheres pioneiras na NASA. Você sabe quem são?

Nancy Grace Roman foi uma das primeiras astrônomas e executivas mulheres a existir na NASA. Roman era conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter desenvolvido papel fundamental na criação do telescópio espacial Hubble. Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas. Em 1983, Ride foi consagrada a primeira mulher a ir para o espaço. Jamison também fez história como a primeira africana a sair do Planeta Terra em sua profissão.

Katherine Johnson era física, cientista espacial e matemática. Ela teve um papel fundamental na criação da programas aeronáuticos que visavam a exploração espacial dos Estados Unidos. Margaret Hamilton era, também, uma cientista da computação. Foi ela quem desenvolveu o software de computador de bordo na missão Apollo.

“As mulheres têm desempenhado papéis críticos em toda a história do programa espacial dos Estados Unidos e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidas ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Maia Weinstock.

Mae Jemison e Sally Ride;

Margaret Hamilton;

Nancy Grace Roman;

Katherine Johnson;

Segundo o Lego Ideas, ainda não há uma previsão exata de quando o brinquedo irá às lojas de todo o mundo. Muito bom, não?

PS: Todas as imagens do projeto Women of NASA são protótipos (fan model) ainda. 

Se eu te disser todos os clichês sobre ser uma jornalista apaixonada por moda, fotografia, viagens e cultura, será que você acreditaria?

Clarissa Jurumenha – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários