A empresa Moo achou no excedente da indústria de moda a sua matéria-prima para criar cartões de visita sustentáveis. 

Cartões de visita são importantes. Seja para divulgar o próprio trabalho ou para fazer aquele networking. E hoje em dia existem milhares de opções de papel, textura e formato. Mas uma gráfica online inglesa inovou ao lançar um de papel feito de algodão.

O papel de algodão em si não é uma ideia nova – de fato, ele existe há mais de 200 anos. Historicamente, era reservado para os melhores usos – o dinheiro era muitas vezes impresso em papel de algodão, bem como obras de arte e manuscritos. Mas depois que a polpa de madeira se tornou popular, sua produção diminuiu dramaticamente.

A MOO então criou um modelo de cartão que eleva os patamares de sustentabilidade dessa categoria. Isso porque eles são feitos a partir de retalhos de camisetas de algodão. É uma forma inteligente de utilizar o excedente de uma produção para outro fim.

O MOO Cotton foi idealizado em parceria com a empresa de papéis americana Mohawk Fine Papers. A novidade foi lançada em setembro de 2017 e já tem feito muito sucesso, conquistando aos seus criadores diversas matérias online.

Cartões de visita feitos com sobras de tecido

Além do quesito inovação e impressão ecológica, o algodão confere uma textura super diferente do papel e é um material sensorial, graças ao seu toque suave. A durabilidade do cartão também é muito maior do que aquele que é feito de papel comum.

Segundo Richard Moross, CEO e fundador da MOO, existem outras empresas que também oferecem cartões de visita que são feitos de algodão, mas a MOO é a primeira gráfica que utiliza sobras de tecidos para isso, em um processo de reaproveitamento de material.

Além do feito de algodão, a MOO também lançou um cartão com um chip de NFC. Se esse cartão for aproximado de algum dispositivo móvel capaz de ler o chip, ele pode, por exemplo, direcionar automaticamente para o seu site ou página pessoal.

Legal não?

Retalhos de camisetas que iriam para o lixo se transformam em cartões de visita sustentáveis feitos com algodão 100% reciclado. 100% sem utilizar árvores.

Veja outros modelos de cartões de visita pelo site da MOO.

Via/Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários