Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período da cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também reflete o ponto alto tecnológico, intelectual e artístico em questão da época, marcada por profundas transformações que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.

A Belle Époque também foi considerada uma era de ouro da beleza e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. Além disso havia o desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, o que aproximou ainda mais as principais cidades.

Pensando nisso e em toda a estética desse período, o Minneapolis College of Art and Design reuniu mais de 200 cartazes os quais você pode baixar gratuitamente em alta resolução, as ilustrações de 1880-1918, disponíveis em uma coleção exclusiva.

Belle Époque – A Era de Ouro do Pôster

Foi no final do século XIX que os litógrafos começaram a usar placas de zinco produzidas em massa em vez de pedras em seu processo de impressão. Esta inovação permitiu que eles preparassem placas múltiplas, cada uma com uma tinta colorida diferente, facilitando assim, a impressão de um desenho com vários tons em uma mesma folha de papel.

Os cartazes então começaram a ser criados em uma grande variedade de tamanhos e temas. Como outros avanços tecnológicos da época, esse salto na impressão chamou a atenção de vários artistas, ilustradores e designers gráficos bem conhecidos como Alphonse Mucha, Jules Chéret, Eugène Grasset e Henri De Toulouse-Lautrec. Assim, dava-se início “A Era de Ouro do Pôster”.

Agora, essas artes podem ser reproduzidas rapidamente em sua impressora gratuitamente ou em uma gráfica!

Os temas recorrentes nos cartazes da Belle Époque: arte, fotografia, propagandas, teatro, capas de revistas e livros, bicicletas, automóveis, absinto, café, exército, cigarros e viagens pelo mundo.

Gostou? Veja toda a coleção de pôsteres Belle Époque e baixe seus preferidos em alta resolução aqui!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários