Você montou a sua horta em casa, está criando seus lindos cactos e suculentas e encheu a casa de plantas. Mas algo não vai bem. Algumas folhas parecem amareladas, aquela plantinha acaba sempre murcha e com as pontas secas. Qual será o problema?

Bem, é aí que entra o Yara CheckIT, um aplicativo desenvolvido para auxiliar qualquer pessoa (produtores urbanos e rurais) na identificação de pragas, doenças e deficiências de determinados nutrientes nas plantas.

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, seu principal propósito é facilitar o processo de cura, uma vez que o app fornece através de um vasto banco de dados as características de doenças encontradas nos diferentes tipos de plantas, orientando o que fazer de acordo com cada situação.

Como Funciona o Yara CheckIT

Partindo de doenças mais genéricas até os casos mais raros, o Yara CheckIT consegue relacionar as características das plantas com a deficiência de nutrientes que a mesma vem sofrendo.

Os usuários podem fazer consulta de fotos e até utilizar filtros para encontrar o problema. Entre as opções de filtragem, primeiramente é necessário identificar o tipo de cultura, em seguida basta navegar por ‘sintomas’, ‘localização do sintoma na cultura’ e ‘causa suspeita’.

Uma vez que a causa da deficiência é selecionada, o aplicativo fornece mais informações sobre como isso afeta esta cultura, quais os tipos de solo são propensos a este tipo de deficiência e quais fatores farão a deficiência piorar, dessa forma é possível obter uma resposta mais objetiva.

Além disso, o aplicativo oferece recomendações alternativas de nutrição, com métodos que visam tratar as causas, e não apenas os sintomas. Também é disponibilizado um leque de informações acerca de tipos de solo para determinadas culturas, especificando quais nutrientes são necessários para que aquela planta cresça forte e saudável.

A importância do Yara CheckIT para produzir alimentos orgânicos

O app é legal para quem tem interesse também em produção orgânica. Grande parte das pessoas não sabe como encontrar alternativas para as doenças que surgem em seu cultivo ou plantas, principalmente agricultores convencionais que estão acostumados a utilizar inseticidas e insumos agrícolas sintetizados. Com o aplicativo você poderá aprender formas novas de cuidar de sua plantação e poderá até caminhar para a agricultora orgânica.

Para quem já é produtor orgânico, através das fichas você consegue encontrar formas limpas de cuidar do que planta, acrescentando outros métodos orgânicos além dos que já utiliza. Além disso, é legal estar em constante processo de aprendizado para poder manter a saúde da sua horta, por exemplo.

Para utilizar o Yara CheckIT

O aplicativo tem sua versão em português, facilitando o entendimento. Ele também não requer uma alta taxa de dados móveis para funcionar, pois foi desenvolvido para atender regiões (fazendas, roças, sítios) nas quais a internet não consegue alcançar. 

O melhor fator do Yara CheckIT é que não exige assinatura ou pagamento, ou seja, é um aplicativo gratuito e está disponível em todas as lojas de apps. Basta apenas realizar o download em um celular ou tablet e ele já disponibilizará todo o banco de informações. É simples, rápido e prático.

Por plantas sempre saudáveis!

Clique aqui para baixar o App Yara CheckIT. 

Gostou do assunto? Conheça aqui no FTC também o Blippar, app que identifica diferentes tipos de flores pelo smartphone e o Pl@antNet, que identifica diferentes plantas através de uma imagem.

Imagens: Unsplash e Thiago Tadeu Campos

Thiago Tadeu Campos é especialista em Agricultura Orgânica e Consultor Master em Produção Orgânica na ImGrower. Um de seus hobbies favoritos é compartilhar conhecimento em seu próprio blog, que tem como missão fornecer conteúdo prático, atualizado e de qualidade sobre produção de alimentos orgânicos e cultivo protegido.

Thiago Tadeu Campos – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários