bem estar trabalho home office

O incrível site de tendências PSFK acaba de apresentar o projeto Desktop Debrief, uma série que traz matérias e pesquisas relacionadas ao trabalho e como podemos ser mais felizes e produtivos. Uma das primeiras fases da pesquisa pedia para as pessoas mostrarem a sua mesa de trabalho através da hashtag #onmydesk.

A conclusão depois de algumas análises foi que ter um ambiente de trabalho bom depende de uma série de fatores ​​que variam de empresa para empresa. Se você for funcionário é uma coisa, se você for freelancer é outra. Cada detalhe do seu dia a dia conta: a arquitetura do local, as cores e a decoração do escritório, o layout das mesas ou baias e até o papel desempenhado por você dentro da sua profissão.

A ideia nos alerta também para a movimentação do novo modo de trabalho que estamos vivendo. Isso engloba a geração dos millenials, a escolha dos que preferem trabalhar em casa e aqueles que não se encaixam mais em uma determinada função ou equipe.

A pesquisa total rendeu 24 páginas e alguns insights realmente valiosos. O PSFK descobriu por exemplo, que agências e escritórios de design mantém até hoje, pilhas de revistas espalhadas para a busca de inspiração visual; CEOs e redatores carregam post-its e calendários analógicos para reuniões e que a maioria dos criativos tem uma garrafinha de água na mesa para se manter hidratado. Até aí nenhuma novidade, não é mesmo?

bem estar trabalho escritório

Mas embora essas análises pareçam comuns, eles podem ter um significado importante quando estamos cercados de telas e dispositivos. Até a pausa de 5 minutos na pequena fábrica que você trabalha pode oferecer muitos benefícios em tempos da era digital.

Uma das coisas mais legais é saber que pequenos objetos que você mantém na sua mesa podem promover positivamente um maior bem estar. Isso tem um grande impacto no seu dia a dia, principalmente se você trabalhar com a criatividade. Como os nossos hábitos exigem interação constante com a tecnologia, lembretes sutis de uma vida mais leve são cada vez mais importantes.

Confira 5 dicas de como melhorar a sua mesa e sentir-se mais feliz:

bem estar trabalho relaxar pausa

1) Tenha pequenos momentos de relaxamento: faça uma pausa para recarregar as energias, levante da mesa para beber água ou encher a sua garrafinha, faça um alongamento, sente-se na sala de descanso da empresa por 5 minutos para meditar um pouco ou desvie a atenção da tela por um minuto. Uma cadeira confortável também ajuda muito!

bem estar trabalho plantas verde cacto

2) Leve um pouco da natureza para o seu escritório: claro que um jardim ao ar livre, o ar puro e luz natural fornecem bem estar e fuga mental para alívio do estresse, mas nem todos podem ser privilegiados. Uma maneira de trazer mais verde para perto de você é ter plantas em miniatura na sua mesa. Cactos e suculentas são ótimas aliadas já que não precisam de muitos cuidados especiais.

bem estar trabalho difusor

3) Tenha por perto um difusor: algumas startups atraem funcionários com ginástica ou com uma meditação de 10 minutos ao meio dia. Uma empresa foi longe a ponto de “colocar o pensamento não convencional criativo em um frasco”, desenvolvendo uma difusor “elixir” que nada mais é do que uma combinação de laranja e baunilha, aromas que estimulam a criatividade. Pode parecer absurdo, mas é comprovado que cheiros bons tem a capacidade de provocar emoções positivas nas pessoas, além de ser uma ótima maneira de desenvolver o seu sentido durante o trabalho.

bem estar trabalho objetos pessoais

4) Tenha objetos pessoais e decorativos na sua mesa: há quem discorde, mas itens decorativos no escritório podem levantar o astral. Uma foto da família nos dá um senso do que é importante em um dia particularmente movimentado, por exemplo. Além de aliviar o estresse, objetos pessoais aumentam a produtividade em 32%, segundo uma pesquisa. Vale ter por perto os desenhos dos filhos, um cristal ou até algo como um Buda – comprado na sua melhor viagem das férias, que te lembram a ter calma e paciência.

bem estar trabalho post its

5) Crie um pequeno moodboard com poesias, imagens inspiradoras, post-its com frases: em vez daquela parede ficar sem graça na sua frente, pequenos lembretes servem para nos inspirar. Não precisa usar o espaço como um diário de recordações, mas ler, por exemplo, aquele trecho da sua música favorita, citações de Dalai Lama, podem te ajudar a sorrir cada vez que estiver em um momento difícil.

bem estar trabalho office

As dicas podem parecer simples e clichês, mas muitas vezes a gente se esquece desses pequenos movimentos no dia a dia. Por momentos mais saudáveis e feliz!

bem estar trabalho mesa

Imagens: Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários