follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-14
Pintar uma parede pode revolucionar um ambiente. E pintar uma parede pela metade, com duas cores? A ideia da chamada de “Half Painted Walls” é tendência mundial quando falamos em decoração e significa justamente o que o nome em inglês supõe: uma parede colorida pela metade na linha horizontal ou somente um detalhe como o teto.

Mostramos aqui diversas referências que trazem o efeito dessa maneira sem ficar pesado. Você pode misturar tons mais neutros com cores mais vibrantes, estender a cor além das linhas óbvias do cômodo, usar cores fortes com cimento queimado e muito mais.

O legal é justamente experimentar a combinação de nuances de um jeito original. E foi exatamente isso que fizemos depois da parede de bolinhas. Inspirados por essa referência abaixo da Ikea, transformamos um quarto sem graça em algo totalmente vibrante.

ftc-half-painted-walls

Gostou? Anote o passo a passo. Você vai precisar de:

-Bandeja para pintura (compramos um “kit pintura”que facilitou bastante. Vem a bandeja, vários rolos e pincel, além da espátula para mexer a tinta);

-Tinta da sua cor preferida. Usamos Tintas Coral, a Coralit Decora Acrílico Premium na cor Capim Cidreira e Movie Star;

-Fita crepe, jornais, lona para forrar o chão;

-Rolo e pincel com cerdas macias;

-Trena;

-Fita crepe especial para pintura da 3M.

follow-the-colours-half-painted-walls-tintas-coral-02

follow-the-colours-half-painted-walls-tintas-coral-01

Primeiro de tudo, defina o ambiente que vai ser pintado. Optamos por uma parede de um quarto. Forre bem com a lona, jornais e fita crepe, os cantos dos móveis, tetos e rodapés.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-0

Meça com a ajuda de uma trena, o local e a altura da parede que será dividida para pintar. Use um lápis para marcar a altura que deseja e passe a fita crepe azul para delinear. A fita azul é própria para que a tinta não ultrapasse e borre além dos lugares demarcados. Como a parede a ser pintada estava branca, não precisamos lixar, nem nada, foi só aplicar a tinta.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-09

Coloque um pouco de tinta na bandeja. Como optamos por pintar primeiro a parte de baixo, usamos o verde (capim cidreira). A Coralit Decora Acrílico Premium é super fácil de aplicar e fácil de lavar. Se respingar no chão ou precisar limpar os pincéis, basta usar água e sabão. Ela também não tem cheiro algum e o acabamento é perfeito!

Pegue o rolo de lã, passe na tinta e comece a pintar a parede no sentido vertical. Dê a primeira demão. O pincel de cerdas macias ou o rolo menor servem para pintar cantinhos.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-08

Terminada a primeira demão, espere secar por 4 horas para aplicar a segunda. Vamos para a parte de cima, a rosa (Movie Star). Neste caso, é sempre bom usar dois rolos, para não precisar lavar toda hora que for passar as diferentes cores de tintas.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-02

Pinte a parte de cima em sentido vertical também e use um cabo (pode até ser de vassoura) como suporte para alcançar os lugares mais altos da parede. Se preferir, conte com a ajuda de uma escada. Dada a primeira demão da parte superior, espere secar 4 horas.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-14

Vamos para a segunda demão da parte verde. Conforme você for pintando, algumas “manchas” podem aparecer, como na imagem acima. Isso é normal e vai depender muito de cada cor, tinta, pigmento, da parede etc. Passe a segunda demão e espere secar mais 4 horas.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-25

Parte de cima (rosa), hora da segunda demão também. O acabamento com 2 mãos de tinta ficou perfeito! Espere secar mais 4 horas. É hora de arrumar o espaço da fita crepe, entre as duas cores, que ficou branco. Tire a fita crepe que divide as metades somente com as paredes secas.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-04

Agora é hora de colocar novamente outra fita crepe na parte de cima (ou de baixo, de acordo com o efeito que você quer dar), para pintarmos o espaço que ficou faltando. Grudamos ela em cima do rosa, pois essa faixa ficará verde.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-23

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-28

A parte de cima (rosa) já está pronta. Repare que a parte verde continua com o aspecto “manchado”. Como temos que apagar o risco branco, pinte com um pincel a faixa de verde. Espere secar 4 horas e pinte novamente. A faixa branca agora ficou verde em 2 demãos.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-16

Para que todas as manchas desapareçam por completo, dê a terceira demão. Espere secar novamente.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-19

Depois de dar todas as demãos (rosa – 2 demãos e verde – 3 demãos) e a parede ter ficado uniforme, tire os jornais, a fita crepe e a lona e dê o acabamento final com o pincel nos rodapés, cantinhos e outros lugares que precisam de retoque. Repita mais uma demão dos retoques e espere secar.

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-21

Hora de ver como ficou!

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-26

Tchan-ran! Para decorar o quarto, compramos duas estantes brancas prontas na C&C e penduramos entre a linha que divide as cores, como se fossem a cabeceira da cama!

Para fazer isso também, marque com um lápis onde você pretende pendurar a estante. Confira se ela está retinha e verifique o lugar para fazer os furos. Feito isso, dá-lhe furadeira. Coloque as buchas na parede e fixe o parafuso nelas. Olha que legal que fica ao colocar um enfeite que segue os mesmos tons das paredes!

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-30

Depois de tudo prontinho, decore, decore, decore com o que mais achar legal. Objetos, espelhos, quadros, pôsteres, vasos e o que mais a imaginação permitir. O que achou do resultado final?

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-14

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-12

A Dóris adorou e você?

follow-the-colours-half-painted-walls-parede-metade-tintas-coral-13

A nossa Half Painted Wall ficou do lado de uma parede de bolinhas. Diferente, não? Traga mais cor para a sua casa!

follow-the-colours-parede-bolinhas-DIY-decor-13

follow-the-colours-parede-bolinhas-DIY-decor-15

Aprenda a fazer a parede de bolinhas aqui. Veja no nosso Pinterest também, um board exclusivo – Original Walls – com ideias originais para a sua casa!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários