follow-the-colours-decora-tintas-coral-nichos-cor-01

follow-the-colours-decora-tintas-coral-nichos-cor-02

Olha essas imagens aí em cima. A gente sempre vê várias referências legais no Pinterest, por exemplo, e fica imaginando se aquilo daria certo em casa. E por que não? Inspirados por isso, nós resolvemos testar. E saiba que o resultado passou longe do Pinterest Fail. Porque “feito é melhor que perfeito”, não é mesmo?

Então hoje trazemos um DIY super bacana com nichos de cor na parede pra animar a sua casa. Olha o antes e depois!

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-03

Gostou? Mãos à obra!

1) Primeira coisa a fazer é comprar todos os materiais e as tintas. Você vai precisar de:

IMG_1079_2

-Madeira: em vez de comprar uma estante pronta, nós fizemos. Além de ficar mais barato, você pode ter as madeiras no tamanho que quiser. Na Leroy Merlin, pedimos 3 cortes de MDF nos tamanhos de 40 x 14.5cm , 35 x 14.5cm, 23.5 x 14.5cm;

-Abraçadeiras, parafusos e buchas, serão de acordo com o tamanho das suas placas de madeira. Se tiver dúvidas, pergunte a um vendedor o formato exato;

-Fita Blue/azul da 3M: própria para pintura e não deixa a tinta ultrapassar a fita;

-Lixa para madeira;

-Rolo de lã tamanho pequeno e pincel de cerdas macias -também dá para usar o rolo de espuma, já que o espaço a ser pintado é pequeno;

Além disso, você vai precisar de uma furadeira e uma chave Philips. O faça você mesmo é dividido em 2 partes: as estantes e os desenhos geométricos na parede.

IMG_1092_2

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-09

2) Defina a cor da tinta que vai ser usada tanto na madeira quanto na parede. Nós usamos 3 cores da  Tintas Coral, Super lavável antimanchas. A tinta é ótima porque é fácil de lavar. Se respingar ou precisar limpar os pincéis, basta usar água e sabão. Ela também não tem cheiro algum e o acabamento é muito bom. Obs: A super lavável não é especificamente indicada para ser usada em madeira, mas como as estantes são pequenas e ficam em um local com pouco acesso, resolvemos testá-la!

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-04

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-05

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-07

3) Vamos começar a pintar os nichos de madeira. Lixe todos os lados até ela ficar bem lisinha. Marque o lugar dos furos de lápis usando a abraçadeira. Use a furadeira para fazer os furos dos parafusos. Depois disso, passe uma demão em cada uma das faces da madeira e não esqueça de pintar os lados da placa com o pincel. Deixe secar 1 hora e passe a tinta na parte de baixo. Aqui dá para usar tanto o rolo quanto o pincel, veja o que se sente mais confortável.

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-10

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-12

4) Depois da primeira demão seca, passe a segunda e se precisar, uma terceira. Demos 3 demãos em cada lado para a madeira ficar perfeita. Não esqueça da secagem de 1 hora entre elas. Enquanto isso, demarque o espaço da forma geométrica na parede com um giz ou lápis. Passe a fita azul. Se quiser, marque também o lugar que irá prender as estantes na parede. Uma dica: use o nível da bússola do seu celular para ver se a estante está reta na parede (0º).

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-13

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-08

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-14

5) Com o espaço demarcado, pinte a primeira demão da parede. Espere secar 4 horas para passar a segunda e mais 4 horas para passar a terceira.

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-15

6) Enquanto a parede seca, dá para prender as abraçadeiras e os parafusos nas madeiras já prontas.

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-19

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-20

7) Aqui, todas as estantes estão prontas com as abraçadeiras e parafusos. Você também já deve ter passado todas demãos de tinta na parede. Nós demos *3 demãos em cada forma geométrica, mas o amarelo precisou de mais por ser uma cor clara. Espere 4 horas para a secagem final da parede e retire as fitas azuis. (*Caso a cor escolhida por você precise de mais demão, passe até obter o resultado desejado.)

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-16

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-18

8) Você vai notar que ao tirar a fita azul, é preciso dar um retoque nas bordas da pintura. Com o pincel, vá passando a tinta devagar até obter a forma desejada. Repita mais uma demão e espere secar. Faça isso com as outras duas formas e pronto!

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-21

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-22

9) Hora de relembrar onde a estante vai, conferir se ela está retinha, marcar com lápis onde vão os furos. Feito isso, dá-lhe furadeira. Coloque as buchas na parede e fixe o parafuso nelas.

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-23

10) Depois de prender a estante, pinte as abraçadeiras da mesma cor do nicho para elas não ficarem tão aparentes. Voilá! Olha que legal que fica com um enfeite da mesma cor? – Calma que em breve a gente vai mostrar também o DIY dessa garrafa!

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-24

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-25

11) Faça o restante das estantes como a primeira. Depois de tudo acabado, decore, decore, decore com o que mais achar legal.

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-26

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-27

follow-the-colours-tinta-coral-nichos-29

12) Claro que há algumas imperfeições na nossa pintura, mas quem liga? Depois é só retocar. E não é que o resultado final ficou legal demais? Tente você também e traga mais cor para a sua casa!

follow-the-colours-nichos-coloridos-31

Imagens de referência: Justina Blakeney.

Veja no nosso Pinterest, um board exclusivo com ideias de paredes originais para a sua casa!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários