Os padrões geométricos estão com tudo mesmo. Estampas de roupas se alegram com eles, produtos como almofadas, colchas e acessórios enchem a nossa casa com as suas cores. E você já parou para pensar em ter uma parede assim?

Depois de transformar uma cozinha com tinta lousa, de criar nichos coloridos para animar a casa, eis uma sala que transformamos com o efeito geométrico em magenta e azul.

Inspire-se e aprenda a fazer agora! Veja o passo-a-passo:

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-inspiracao

Para começar, pesquise o tipo de efeito geométrico que você gostaria de ter em sua casa e as cores para combinar. Essa foto acima do Pinterest foi a nossa referência.

Abaixo, o nosso desafio de transformar uma sala sem cor em algo vibrante e com vida.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-antes

É hora de comprar os materiais. Você vai precisar de:

-Fita crepe, jornais, lona para forrar o chão;

-Bandeja para pintura (compramos um “Kit Pintura”que facilitou bastante. Vem a bandeja, vários rolos e pincel, além da espátula para mexer a tinta);

-Tintas. Usamos a Coral Decora Acrílico Premium nas cores Turquesa Intensa (azul) com grafismo Flamboyant (magenta).

-Rolos de lã grande e pequeno;

-Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos;

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-cores

A Decora Acrílico Premium é ótima porque é fácil de lavar. Se respingar no chão ou precisar limpar os pincéis, basta usar água e sabão. Ela também não tem cheiro algum e o acabamento é perfeito!

Preparado? Forre bem o local com a lona, jornais e fita crepe. Depois disso, é hora de demarcar a forma geométrica na parede com giz ou lápis. Você pode criá-la com a ajuda de uma régua, trena, ou usar um molde de papelão, chapa de raio X para facilitar. Nós usamos uma régua para os traços ficarem proporcionais. Feito isso, passe a fita crepe.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-04

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-01

Resolvemos que a porta também seria da mesma cor da parede para um efeito mais moderno na sala. Pintar uma porta é tão simples quanto pintar qualquer outro móvel.

O passo a passo é o mesmo, único porém é que antes de passar a tinta, você vai precisar lixá-la até tirar todo o brilho do verniz para que haja aderência na superfície.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-02

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-03

Agora é hora de começar a pintar. Como a parede estava branca, não precisamos lixar, nem nada.

Coloque um pouco da cor na bandeja e use o rolo grande de lã para começar. Um cabo (pode até ser de vassoura) como suporte para alcançar os lugares mais altos da parede facilita. O pincel de cerdas macias serve para cobrir os cantinhos.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-05

Dê a primeira demão e espere secar 4 horas. Algumas “manchas” podem aparecer na parede. Isso é normal e vai desaparecer assim que você for pintando.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-06

Aplique a segunda demão e espere secar mais 4 horas. Veja como a parede e a porta ficam bem mais uniformes.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-07

Última e terceira demão para ficar perfeito! (O número de demãos varia de acordo com a superfície). O nosso medo era que a porta não ficasse tão boa, mas a pintura e a secagem deram super certo.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-08

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-09

Depois de tudo seco, tire os jornais, a fita crepe dos cantos e a lona. Dê o acabamento final com o pincel nos rodapés e outros lugares que precisam de retoque. Agora é hora de colorir os triângulos na parede.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-11

No espaço demarcado, dê a primeira demão da outra tinta. Espere secar 4 horas para passar a segunda e mais 4 horas para passar a terceira.

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-13

Feito isso e tudo seco, retire as fitas dos triângulos. Você vai notar que é preciso dar um retoque nas bordas da forma geométrica. Com o pincel pequeno ou com um cotonete, vá passando a tinta devagar onde está “borrado”. Espere secar e repita mais uma demão. Por fim, o resultado final:

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-15

foto follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-14

follow-the-colours-decora-tintas-coral-padrao-geometrico-17

Ficou diferente demais! O que achou? Tem alguma dica para nos dar?

Se você gostou, vale a pena ficar de olho nosso board no Pinterest – Original Walls – que traz diversas opções de paredes originais. Veja também essa versão mais séria de efeito geométrico na parede feita pelo Eduardo do Homens da Casa.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários