Ter um canto de leitura em casa é uma boa maneira de incentivar as crianças pelo gosto da literatura. Se for um ambiente lindo e sustentável, melhor ainda!

Prateleiras baixas, ao alcance dos pequenos, cores alegres, um lugar aconchegante para sentar e alguns estímulos artísticos, fazem do espaço dessa pequena biblioteca infantil, algo rico e criativo. Ótimo para estimular a imaginação e o prazer de ler!

Pensando nisso, confira algumas ideias fáceis e dicas de decorações rápidas para serem feitas em sua casa ao pensar nos filhos:

1 – Prateleiras com calhas

Uma ideia bem delicada para as prateleiras da biblioteca infantil é reutilizar as calhas. Os livros ficam bem expostos na parede e fáceis de manejar. As calhas deixam o ambiente leve e claro.

Imagens: Gus & Lula/Casa e Cia.

2 – Prateleiras de Pallets

Os pallets também são ótimos para montar uma biblioteca bem colorida e alegre. As próprias crianças podem pintá-los com as cores preferidas e até escreverem frases e citações de seus livros favoritos.

Os pallets podem ficar direto no chão, ou pregadas à parede (desde que seja em uma altura que a criança se sinta à vontade para escolher os livros). A ideia é estimular a independência da criança ao relacionar-se com o ambiente. Você também pode mantê-los da cor natural, deixando o ar rústico para a biblioteca.

Imagens:Vintage DooDahs/Little Lucy Lu.

3 – Bancos feitos com pneus descartados

A criança consegue ficar mais tempo atenta ao livro se estiver sentada em um lugar bem gostoso. Esses bancos feitos de pneus e cordas são especiais por serem baixinhos e fáceis de subir. Podem dar um pouco mais de trabalho para fazê-los, mas valem a pena!

Imagens: Minha Casa.

4 – Para decorar a parede

A coisa mais fácil que tem é encontrar uma caixa de papelão em casa. Pode ser de cereal, de sapato ou de supermercado. E se você não tiver nenhuma por aí, é fácil de achar em papelarias o papel panamá, o mesmo material das caixas.

Esse papelão pode virar uma arte bem bonita para decorar as paredes da biblioteca e dar um ar lúdico. É só pegar o tema preferido das crianças desenhar, cortar e pintar. Para pregar, nada que uma boa fita adesiva dupla face não resolva!

Imagens: Small for big.

5 – Caixa de luz para ler no escurinho

Com a caixa de papelão também dá para fazer um quartinho cheio de luzes para ler no escuro. Basta criar furos na parte de cima e colocar as famosas luzinhas de natal. A criança vai sentir que está entrando em um lugar tão poético e mágico quanto o das histórias dos livros!

Imagens: NashFm/Song Bird Sand Buttons.

Imagem: Handmade by Meg K.

Agora é só caprichar na escolha dos títulos para montar a biblioteca dos pequenos! Se estiver em dúvida, assista o Leiturando (canal que traz dicas de livros infantis) no Facebook da CulturandoTV e também procure os livros da Cachecol Editora!

Vana é escritora, ilustradora e formada em psicologia. Tem nove livros publicados e é autora do Porquesim – tirinhas que espalham alegria e leveza por aí. Mãe de dois filhos, Benjamin e Amora, procura viver com poesia o dia-dia em família.

Vana Campos – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários