Decorar é a maneira de traduzir a própria personalidade para dentro de um espaço. Mobiliário, cores e os mais diversos objetos dão o tom perfeito para a sua casa. Este ano, com o tema “foco no essencial”, a CASACOR SP convidou vários profissionais a criarem seus projetos refletindo sobre o que é realmente indispensável para o bem viver.

Em meio à muita criatividade, se destacam algumas dicas práticas e baratas que podem ser colocadas em ação em um piscar de olhos – e por qualquer pessoa. Pensando nisso, selecionamos algumas ideias aqui para você se inspirar. Confira:

1 – Natureza dentro de casa

Por aqui nós sempre estamos falando sobre como adoramos plantas. Fizemos até um post sobre as razões científicas para você tê-las em casa. E sim, plantas, além de terem inúmeros benefícios para a saúde, são ótimas para decorar! Vasos inusitados então, são perfeitos para trazer personalidade aos ambientes.

A arquiteta Mara Liz Ferrentini acredita que, com o olhar certo, objetos que parecem desprezíveis podem se tornar peças únicas de decoração. Em seu projeto na CASACOR SP, por exemplo, Mara utilizou cabeças de manequins para criar vasos com diversos tipos de plantas, que deixaram o ambiente mais divertido. Aqui, a gente até ensinou como fazer isso com uma cabeça de boneca! O resultado fica muito legal!

A arquiteta Marília Pelegrini, também curtiu essa ideia. Ela é dona dessas cabeças de cerâmica (foto acima), feitas para este propósito. Não ficou legal? Que tal encher os diferentes cantos da sua casa com as formas, cores e texturas exclusivas da natureza? Para te inspirar, confira nosso board no Pinterest só com o tema verde!

2- Metálicos na decoração

Às vezes dourado, outras bronze e até mesmo o prata. Uma coisa é certa: metálicos nunca saem de moda na decoração. O cobre é o tom que anda aparecendo mais esses tempos, além de ser tendência nos objetos e casas este ano.

Objetos assim acabam sendo um coringa e são muito fáceis de reproduzir. Qualquer recipiente pode se tornar um item luxuoso, se você usar um spray específico metálico para artesanato. Bárbara Jalles, por exemplo, misturou duas cores metálicas para dar vida ao ambiente (abaixo). A ideia fica muito legal também!

Vaso, castiçal, luminária – qualquer objeto brilhante pode ser responsável por uma transformação instantânea – de um ambiente simples em um espaço sofisticado. O mais legal é que o metal é capaz de se encaixar junto a todas as outras cores!

3 – Mini Horta na cozinha 

Já pensou em ter ervas e temperos fresquinhos na cozinha, e poder colher apenas o que vai usar? Uma mini horta em casa pode facilitar muito nessa hora! Aqui, você encontra algumas ideias criativas para fazer isso acontecer e um guia básico de como cultivar temperos.

A arquiteta Érica Salguero concorda com a ideia, tanto que em seu projeto na CASACOR SP, ela usou caixotes de madeira, que podem ser encontrados em feiras livres, e até mesmo panelas antigas para o plantio de pimentas, alecrim e manjericão, entre outros.

Já o pessoal da Yamagata Arquitetura criou uma ideia bem diferente: uma horta que se mistura com o bar, em uma peça de madeira que também pode facilmente ser reproduzida com pallets. Aqui, você também encontra outras inspirações usando o material e dicas de como prepará-lo para criar móveis.

Vale a pena investir em manjericão, cebolinha, erva cidreira, hortelã, salsinha, e até remédios naturais, como a aloe vera, bons aliados na hora de uma alimentação mais natural e cheios de nutrientes para o corpo. Além disso, uma mini horta ainda decora, poupa tempo e dinheiro!

No projeto de Gil Cioni e Olegário de Sá, o caixote de madeira também serve como uma espécie de fruteira, trazendo um charme rústico à cozinha. Que boa ideia, não?

4 – Fora de lugar

Assim como na moda, de uns anos para cá a decoração deixou muitas regras de lado. Livros, por exemplo, vão além das prateleiras e estão dispostos no chão, servem como apoio para outros objetos de decoração e etc. Essa brincadeira cria diferentes níveis e consegue destacar ainda mais cada elemento.

Simetria não é mais lei. Os quadros podem tomar conta da parede, como no caso do projeto do Estúdio do Curador. E pasme: não precisam estar alinhados. Diversos tamanhos, formas e desenhos dão todo charme que uma parede básica precisa.

Você ainda pode brincar com a disposição das obras, como Alexandre Dal Fabro fez neste projeto, deixando-as alguns centímetros abaixo do painel de madeira instalada na parede, dando personalidade ao ambiente que é mais minimalista.

5 – Uso de cores ousadas 

A parede pintada em azul vivo destaca diversos elementos vintage que, embora desconexos, juntos trazem uma memória afetiva. E você pode criar um cantinho assim em qualquer espaço da sua casa.

azul, essa cor tão cheia de sentimentos positivos, cabe em qualquer ambiente quando falamos em decoração. O tom traz tranquilidade, controle e até ajuda na concentração. Tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas e está com tudo nos lares recentemente.

Muita gente tem medo de ousar nessa hora de pintar as paredes, mas tons mais inusitados estão com tudo. É só você dar uma olhada na nossa pasta do Pinterest com ideias de paredes originais.

dicas decoração CASACOR SP

Além dessas dicas, grandes fotografias em quadros pendurados assimetricamente, baús que fazem as vezes do bar, almofadas de diferentes estampas e texturas, quadros tridimensionais, banquetas vintage que servem como mesa de apoio, arranjos e terrários das mais variadas espécies e muitas outras ideias de decoração estiveram presentes nos 69 ambientes da CASACOR São Paulo 2017.

dicas decoração CASACOR SP

Imagens: Rafael Renzo.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários