Cultura Pop. Nunca foi tão difícil viver sem ela. O termo, que evolui conforme a época, tem como principal fonte de alimento o cinema, a TV, a publicidade, os quadrinhos, os games e até a arte. Consumimos e veneramos os ícones marcantes dessa cultura que nunca morre, pois se renova de tempos em tempos. Para quem curte, saiba que é possível trazer algumas dessas referências para dentro de casa e criar uma decoração autêntica, criativa e divertida.

Por isso, chamamos o pessoal do Meu Adorável Iglu, loja virtual de artigos decorativos (cheios de itens incríveis e inspirações pop) criados pela ilustradora Bruna Assis Brasil, para nos dar algumas dicas de como personalizar um cantinho da casa ao se inspirar no assunto. São ideias sem alto custo e projetos para todos os gostos! Confira:

1 – Pôsteres ilustrados inspirados na Cultura Pop 

Uma das melhores formas de representar a cultura pop é por meio de imagens. E o pôsteres certamente são a melhor opção para incrementar a decoração de casa. O legal é que você pode apostar nas ilustrações com identidade única, que homenageiam seus filmes, séries, bandas, personagens favoritos.

Utilizados com frequência pela praticidade e por darem um toque original ao ambiente, os pôsteres vão bem em qualquer lugar: salas de jantar, salas de estar, escritórios, quartos e até cozinhas.

Pôster Breaking Bad

Na parede, podem ser colocados em molduras de todos os tipos e cores, pendurados em cabides ou pranchetas, colados com washi tape, ou também, acomodados em cima de objetos complementares como livros e HQs.

Adesivo Amélie Poulain

2 – Adesivos 

Os adesivos, além de serem peças divertidas, são irreverentes. Muitos trazem uma certa dose de excentricidade ao ambiente – o que é sempre bem-vindo! – em especial os adesivos com estampas “geeks”, com ilustrações de ícones da cultura pop ou frases de efeito.

Adesivos são uma boa pedida para personalizar a decoração e eles se encaixam em praticamente qualquer ocasião. Você só tem que prestar atenção no local antes de aplicá-los, pois geralmente os desenhos estão vinculados a algum tema.

Lembre-se que o tema deve seguir o estilo da sua casa e ainda harmonizar com o restante da decoração. O material também é legal por não sofrer tanto com a umidade (alô, banheiros!) e com o calor (oi, cozinhas!), além de ser perfeito para alegrar portas, móveis e paredes.

3 – Colecionáveis e Action Figures 

As coleções são uma maneira bem bacana de dar personalidade e autenticidade aos espaços. Os bonecos colecionáveis e bem feitos saíram das suas caixas lacradas e conquistaram estantes, prateleiras e outros móveis da casa. Na sala, no home office e até no banheiro, eles dão um toque de diversão e criam uma atmosfera descolada. Pensando nisso, vale a pena essa dica: una os brinquedos a quadros de super-heróis e objetos, por exemplo, em um só cantinho.

Outra ideia é utilizar seus filmes e livros para complementar mesas e aparadores. Os que possuem lindas capas podem fazer parte do espaço e harmonizar bem com os elementos. Se o livro é grande, vale colocar um pôster grande em cima. Se é menor, que tal um toy? Veja sempre o espaço da capa para que o objeto apenas não fique desarmonioso!

Placa Toy Story

4 – Escolha de cores vibrantes 

Pintar as paredes, um móvel, o piso e até o banheiro, por exemplo, é uma das maneiras mais fáceis e baratas de dar uma cara nova para a sua casa. E quando falamos em cultura pop, podemos destacar a técnica mais utilizada pelos artistas: o uso de cores vibrantes e saturadas em suas obras.

Ao pensarmos no tema, a escolha por cores alegres e marcantes sempre vem acompanhada de tons como verde, roxo, rosa, vermelho, amarelo e azul. Para compor cômodos baseados na cultura pop é preciso analisar todo o estilo da casa, seu perfil e também outras cores e objetos presentes já na sua decoração. Os tons dos móveis, portas e janelas também devem ser levados em consideração.

Quem é mais conservador deve escolher apenas uma das paredes do cômodo para a pintura com cores fortes, evitando que o ambiente fique muito carregado. Se resolver investir em tons neutros, decore com móveis e adornos de cores ousadas.

Pôster The Beatles – Abbey Road

Também são inúmeras as possibilidades de efeitos que entram nessa tendência para fazer. Que tal um efeito geométrico, óptico ou bolinhas nas paredes? Pintar um ambiente meio a meio, usando cores complementares? Criar um mural de tinta lousa na cozinha e adicionar pôsteres com molduras? Abuse das cores vibrantes e efeitos pop para repaginar sua casa!

Pôster The Simpsons

5 – Móveis e acessórios com Design Pop 

A cultura pop também está presente no design de móveis e objetos como sofás, cadeiras, luminárias, prateleiras — e diversos acessórios (olha a caneca Campbell’s aí!) que trazem essa estética para dentro de uma casa. Existem até revestimentos (azulejos ou bancadas para cozinhas e banheiros, por exemplo) inspirados nessa ideia.

Uma dica é apostar em puffs, bancos, objetos em acrílico, almofadas coloridas, luminárias, ou até mesmo nos adesivos (na geladeira e portas, por exemplo) que podem estampar referências e ícones da cultura pop.

Gostou das dicas? Esperamos, juntos com o Meu Adorável Iglu, que sua casa fique mais bonita, divertida e estilosa. Mas o mais importante: que seu iglu tenha a sua cara!

Pôster Retrato Amélie Poulain  

Meu Adorável Iglu 

Criado em novembro de 2012, o Meu Adorável Iglu é uma loja virtual de artigos decorativos super legais e exclusivos criados pela ilustradora Bruna Assis Brasil. Tudo que está nas “prateleiras” saiu das talentosas mãos dessa curitibana, também muito conhecida por seu trabalho com livros infantis.

Acompanhe o Meu Adorável Iglu no Facebook, Pinterest e Instagram.

* Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários