Ela é comum na maioria das casas dos brasileiros, porém costuma ficar na sacada, quintal ou varanda. Recentemente tem se destacado na decoração em outros ambientes por trazer aconchego, conforto e pode ser retirada a qualquer momento do local. Para ler um livro, receber visitas ou simplesmente ficar lá sem fazer nada – com certeza você já se rendeu aos encantos de uma rede. E é sobre essa peça que vamos falar hoje!

Segundo a Wikipedia, a rede tem origem indígena e inicialmente era feita de cipó. Com a vinda dos portugueses ao Brasil, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica às suas varandas, passando a tecer as redes em algodão enfeitadas com franjas. Hoje em dia, são fabricadas de diversas formas, cores, estilos e materiais. Na região nordeste, não há uma casa de praia que não tenha uma para descanso! Muitos moradores também usam para dormir substituindo a cama.

É comum até comprar ou alugar um apartamento que já tenha os ganchos instalados na parte externa, porém, a rede é tão adorada que muitos lares já contam com o objeto pendurado nos quartos, salas, escritórios, também como parte da decoração.

Pensando nisso, separamos algumas ideias, dicas e inspirações para você ter a sua em casa! Confira:

MEDIDAS

Verifique primeiramente se o local escolhido não é passagem. Outra coisa super importante ao pensar em ter uma rede em casa é: não arrisque caso a parede não for resistente o bastante! Veja se ela é de cimento ou tijolo maciço e se não possui encanamentos. Outros tipos de paredes, como a de bloco, por exemplo, não suportam o peso.

Caso tenha dúvida, não custa nada consultar um pedreiro para uma melhor avaliação, ver se ele observa alguma particularidade no ambiente onde a rede será instalada. Talvez este mesmo profissional poderá te ajudar com as medidas e instalações para que nada saia fora do esperado.

É necessário que haja aproximadamente 3 metros de distância entre as paredes. A rede pode ficar na diagonal ou reta, ou até presa no teto. Os ganchos, por sua vez, devem ficar a uma altura de 1,9 metros do chão. 

INSTALAÇÃO DA REDE

Materiais: Você vai precisar de ganchos específicos (você encontra em lojas de materiais de construção), lápis, trena, parafusos, buchas e furadeira (com broca do mesmo diâmetro da bucha).

  • Confira as medidas antes: Certifique-se sobre os 3 metros de distância entre as paredes e a altura de 1,9 metros do chão. Estique a rede entre as paredes e veja se tudo está de acordo.
  • Com o lápis, marque o local do furo: Assim, facilita na hora de colocar os parafusos. O certo é furar de modo que o gancho fique de lado e não reto.
  • Use a furadeira: Faça o furo na parede usando a furadeira com a broca do mesmo diâmetro da bucha. Por as paredes serem resistentes, não tenha medo de fazer força.
  • Hora de colocar os parafusos! Coloque as buchas no buraco feito pela broca e aparafuse o suporte. Agora é só curtir!

 

Olha como ficou inusitado colocá-la no corredor da porta de entrada!? Um espaço foi reutilizado de uma maneira completamente original! 

INSPIRAÇÕES PARA TER A SUA REDE DENTRO DE CASA

Que tal uma rede na sua sala de estar? Neste ambiente é possível notar que as cores e o tecido combinam perfeitamente com os outros materiais da casa (carpete, pastilhas do pilar e acabamentos em tons naturais). 

No home office, a rede pode até substituir uma poltrona ou sofá.

Lembre-se: não é preciso ter um ambiente gigante para a sua instalação! 

Olha como ficou legal na extensão da sala desse apê!

Essas redes foram instaladas no teto, além de também combinar com a decoração. O resultado final é bem bacana! 

REDE NA ÁREA EXTERNA

No verão as redes são uma ótima opção de descanso, leitura e até para tomar aqueles drinks geladinhos na parte externa da casa! 

O melhor é que quando ninguém tiver usando, sempre dá para enrolar ela em um canto recolhida, ou guardar em algum armário.

Na área de churrasco, um convite ao relax! 

Perto das plantas, o embalo da rede acalma e nos deixa em contato com a natureza! 

Tem espaço para a rede em qualquer ambiente: casa ou apartamento, sala ou escritório, varanda ou quarto, quintal e até corredor! Compre uma rede, instale direitinho, combine com a sua decoração e bom descanso!

Imagens: Histórias de Casa, Fantastic View Point, Decor Fácil, Revista Micasa

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários