“Há um monte de opções para onde ir (no futuro), uma vez que estamos estabelecidos no mercado, podemos jogar com cenários.” – Igor Zacek, criador da Ecocápsula.

Quando se trata de viajar, seja por uma questão de lazer, trabalho ou emergência, é muito importante garantir, com antecedência, o mínimo de conforto necessário durante o trajeto. Mas recriar uma atmosfera caseira sobre rodas é um grande desafio. Existem inúmeros produtos no mercado que, juntos, são capazes de construir um layout espacial totalmente eficiente. Já é possível, sim, desfrutar da conveniência das instalações domésticas também nas minicasas portáteis.

A Nice Architects recomenda o uso da Ecocapsule em viagens e também como solução de habitação urbana, para solteiros e amantes de um estilo de vida mais simples;

+ Cápsula ecológica

Em 2009, o escritório esloveno Nice Architects apresentou, em um concurso de projetos, uma solução incrível para minicasas portáteis. Apesar de não vencer o concurso, seu protótipo chamou a atenção de investidores, que acreditavam haver espaço de mercado para essa ideia. A casa compacta, apelidada de Ecocapsule, só foi apresentada ao público, pela primeira vez, no Pioneers Festival 2016, em Viena, na Áustria.

Na Austrália, a Ecocapsule custa em torno de € 1500, partindo da Eslováquia. Já nos Estados Unidos, ela pode chegar a $2200;

+ Pequena por fora, mas espaçosa no interior

A Ecocapsule mede quatro metros e meio de comprimento, dois e vinte e cinco de largura e dois e cinquenta e cinco de altura. No total, são onze metros quadrados. Feita em aço, alumínio, fibra de vidro, policarbonato e isolada com aerogel intercalado, essa pequena casa móvel apresenta uma estética bem futurista, própria da era espacial. Sua forma ovalada ajuda a minimizar a relação superfície, área e volume, o que permitiu, aos projetistas, a criação de um sistema totalmente autossustentável.

O interior da Ecocapsule lembra muito uma pequena quitinete. Um pequeno apartamento com espaço de estar, de trabalho, cozinha, cama dobrável, nichos de armazenamentos e banheiro – com vaso sanitário incinerador. O espaço é razoável, acomoda duas pessoas com certo conforto. Todos os pontos hidráulicos tem saída de água quente e fria. Há abundância de luz natural.  E a madeira loura, dos revestimentos, reflete um brilho bastante intenso.

 

A Nice Architects pensa em aprimorar o protótipo para outras versões diferentes, como tipo “campista” – que facilitaria ainda mais o seu transporte; (Imagens: Tiny House Design)

+ Sistema autossustentável

“Durante a construção da cápsula, aprendemos a lição mais valiosa: se você quer sobreviver, você precisa usar todos os recursos disponíveis, caso contrário, você será punido por uma função limitada” – Igor Zacek

Pode-se dizer que a Ecocapsule é uma das minicasas de sistema mais eficiente energeticamente. É alimentada tanto por energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua superfície, quanto eólica, através de uma pequena turbina. Desse modo, é capaz de funcionar em locais mais remotos, sem qualquer tipo de abastecimento.

A Nice Architects têm pesquisado materiais alternativos para tornar a cápsula ainda mais verde; (Imagens: Arch2o)

Dentro da pequena cápsula, há um centro de monitoramento de alta eficiência que controla, diariamente, todos os níveis de eletricidade e água, assim como as condições climáticas externas. Um trocador de energia térmica utiliza o ar de exaustão para manter aquecido ou fresco o interior da casinha. O sistema eólico conta com uma turbina quase oitocentos watts e uma bateria com capacidade para quase dez mil watts/hora.

A forma esférica da Ecocapsule, mais do que a questão estética, tem como vantagem o recolhimento da água da chuva. O líquido é reservado dentro de um tanque, com espaço de cerca de seis metros quadrados. Depois, passa por dois sistemas de filtragem, abaixo do piso da habitação, e repassado para as saídas hidráulicas, como vaso sanitário e chuveiro. A quantidade de água captada e guardada no reservatório pode ser utilizada dor dois ocupantes num período de três semanas.

A Ecocapsule é uma espécie de trailer, que pode ser transportada de reboque e até dentro de um contêiner (Imagem: News); 

Seria a ideia uma ótima opção para viajantes, mas também a futura habitação remota?

Ecocapsule

*Este post foi publicado originalmente no Blog da Arquitetura.

Inspirações diárias e conteúdos relevantes com o melhor da arquitetura, design, criatividade e mais.

Blog da Arquitetura – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários