Decorar de uma forma totalmente artesanal e sem gastar muito. A primeira coisa que vem a cabeça de muitos é utilizar os pallets (ou paletes), já ouviu falar? Originalmente criados para armazenar produtos grandes e pesados em feiras e lojas, essas caixas de madeira possuem resistência e durabilidade. Versáteis, são fáceis de serem transformados em móveis e objetos de decoração. A reciclagem e reutilização dos pallets há um bom tempo é uma tendência sustentável e inteligente, por sinal.

Com criatividade, um pouco de habilidade manual e paciência, é possível fazer objetos incríveis e únicos. Dá para colocar em prática todos aqueles DIY que você tanto queria. E o melhor? Com economia! Que tal um suporte para plantas e hortaliças, uma mesa de centro, uma cabeceira despojada para o seu quarto ou até uma cama para o seu animalzinho de estimação?

Pensando nisso, selecionamos 5 ideias super legais para você se inspirar e tentar fazer em casa. Confira:

1 – Cama para o seu pet feita de pallets

Que tal construir uma caminha fofa e confortável para seu cachorro ou gato? Os paletes de madeira (caixas) já vem em um tamanho perfeito para a maioria das raças. Depois de lixar e pintar (cuidado com as ferpas), você pode colocar rodinhas, almofadas bem macias no interior e até escrever o nome dele na frente. É fácil e fica super bacana!

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

2 – Jardim vertical para sua casa

O verde dentro de casa traz frescor, mais vida, e quebra o peso de cores escuras. As plantas podem ficar no chão ou até na mesa do centro da sala. É muito legal também ter vasinhos com ervas na cozinha ou flores no lavabo. Mas e quando não há espaço? Dá para fazer uma mini horta em casa / jardim vertical usando apenas os pallets. O resultado fica rústico e original!

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

3 – Hack para TV – Suporte/Painel Sala de Visitas 

Alguns pallets podem se transformar em ótimos nichos para a sua sala. Para fazer é bem fácil. Lixe 4 caixas e passe um paninho para tirar toda poeira antes de começar a pintar. Alinhe as caixas sobre uma tábua (importante escolher caixas que tenham a mesma altura para que a estante não fique torta), coloque um parafuso em cada uma para prendê-las. Após isso, empilhe as outras 2 caixas, coloque mais uma tábua em cima e pronto! (confira um passo a passo do hack vermelho aqui)

Caso prefira algo como um suporte para a TV, a ideia é criar um painel utilizando as ripas de madeira. Daí, é só deixar a criatividade e as cores fluírem!

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

4 – Mesas de pallet 

Parece que não, mas é possível fazer mesas incríveis reutilizando pallets. Você pode criar uma mesa de centro para a sala, uma escrivaninha para o seu home office e até uma mesa de jantar. Para isso, basta alguns paletes dependendo do tamanho que quer. Os pés da sua mesa podem receber um toque especial e acabamento em outros materiais, cores e formatos (como rodinhas de silicone, ferro, outros tipo de madeira).

A ideia é até legal para complementar a decoração de uma área de lazer (que tal um balcão na churrasqueira?) ou do quintal (já pensou em uma mesa feita com um tampo de vidro?), para receber os amigos.

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

5 – Camas e cabeceiras 

Quando vemos camas de pallets pensamos na hora em tranquilidade e aconchego. Acredito que o tom natural da madeira nos passa essa sensação. Se a cama for baixinha então, nem se fala – parece que o ambiente fica bem intimista!

É realmente impressionante como fica bacana construir um estrado com o material, ou até uma cabeceira, detalhe que também nos permite uma enorme diversidade ao criar. Solte sua imaginação quando pensar em pallets + camas e ouse em tamanhos, cores e formatos.

Dica: você também pode pintar as madeiras da cabeceira com diferentes cores, aplicar adesivos, escrever frases ou até criar um desenho ali para alegrar o quarto!

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

Onde encontrar pallets?

Com a popularidade do material, tudo ficou mais fácil. Muitas pessoas encontram pallets em depósitos, supermercados e feiras, ou até pelas ruas. É importante ver se a madeira não está com cheiro, cupins ou fungos, se não possui nenhuma ripa quebrada ou se não é frágil demais. Hoje em dia também existem muitas lojas (até lojas online) que vendem o material em perfeito estado.

Como preparar um pallet para decorar?

– Verifique se a madeira não está com nenhum problema;

– Caso haja imperfeições ou vazio de pregos, use massa corrida para preencher os buracos;

– Lixe os pallets em duas etapas: use uma lixa grão #36 para remover sujeiras, imperfeições e as farpas que acaba soltando e depois use uma lixa #120 para fazer o acabamento;

– Cuidado para não exagerar na lixa e acabar tirando a aparência rústica do pallet. Como ele é feito de madeira de pinus ou eucalipto (madeira macia) é importante protegê-lo de insetos e cupins aplicando produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos (não use produtos tóxicos, o pallet ficará dentro da sua casa, certo?). Espere 24h para iniciar a pintura;

– Se quiser pintar o pallet, depois de lixar, passe a tinta látex (PVA) branca. É um fundo, a base para qualquer pintura em madeira. A cor ou o verniz deverá ser aplicado depois da tinta seca;

– Caso queira deixá-lo da cor natural, passe apenas um verniz para acabamento. Ele pode ser fosco, semibrilho ou brilhante, transparente ou com alguns tons (cores prontas).

Imagens: 12 | 3

Quer mais inspiração usando pallets? Inspire-se com o nosso board exclusivo em parceria com o PinterestE aí, que tal começar o seu projeto?

 

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários