artesanato-concreto-cobalto

Concreto e suavidade, design e resistência, cor e cidade. A união de aspectos (em um primeiro momento) antagônicos aliada a dois olhares não convencionais deram origem à Cobalto, coletivo brasileiro que produz peças artesanais criadas a partir do concreto.

artesanato-concreto-cobalto-2

A ideia nasceu da curiosidade de duas arquitetas mineiras – Ana Carolina Resende e Lígia Antunes – que viram na experimentação de diferentes materiais a oportunidade de materializar a experiência urbana em peças exclusivas, que impressionam pela geometria sofisticada e minimalista.

Para dar forma a vasos, mesas e cinzeiros, as arquitetas pegam emprestado o cinza sólido das cidades, representado pelo concreto, e acrescentam cores e outros materiais que carregam plasticidade e movimento.

artesanato-concreto-cobalto-3

Todo o processo de experimentação de pigmentos e combinações de tipos e quantidades de materiais foi documentado para que nada se perdesse. Foram milhares de erros e acertos até se chegar à coloração, resistência e plasticidade desejados. A partir daí foram definidos os tempos de cura e secagem. Tudo para garantir o nível de qualidade que define os produtos da Cobalto.

cores-concreto-cobalto

O resultado são peças que trazem uma simplicidade ousada e que se adaptam a diferentes espaços e tipos de decoração. “Em todo o processo, buscamos representar o movimento e dinamismo das cidades. Tanto, que os objetos da Cobalto podem e devem ser reinventados, incorporados à decoração e/ou lidos como peças de arte”, explica Ana Carolina ao FTC.

follow-thecolours-cobalto-pecas-concreto-decoracao-01

artesanato-concreto-cobalto-4

Design em concreto feito à mão;

follow-thecolours-cobalto-pecas-concreto-decoracao-02

Os objetos da Cobalto podem e devem ser reinventados, incorporados à decoração e lidos como peças de arte;

cinzeiros-concreto-cobalto

Essa possibilidade de escolhas e “seres” traduzem bem a essência da proposta da Cobalto, que busca recuperar o processo manual, típico do artesanato, e criar artigos decorativos singulares com identidade e conceitos próprios. Com certeza, as duas criativas estão conseguindo.

Acompanhe o trabalho da Cobalto no Facebook e Instagram. Encomendas pelo email: ola@cobalto.art.br

Daniela Fagundes é Jornalista que sonha em ser escritora e escritora que brinca de assessora. Encantada por gente, ideias, viagens e conversas de botequim. Mineira de coração, já morou na Espanha e em Portugal, e dedica seus dias a conhecer novos lugares. Viciada em frio na barriga, arte, passagens baratas, Candy Crush e palavras.

Daniela Fagundes – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários