Nas últimas estações, a monocromia ganhou espaço e, nada efêmera, manteve-se firme além da moda, no design e na decoração. Ótima notícia, dado que as cores são condutoras de quase 90% de todas as decisões que tomamos.

De fato, é sabido que 93% das pessoas dizem-se impactadas visualmente por elas, e isso faz toda a diferença. Dos cinco sentidos, a visão é o mais desenvolvido, e é compreensível que seja o primeiro a perceber, avaliar e reagir ao mundo a nossa volta.

Cores são capazes de transformar sentimentos, além de a que e como agimos. Não por menos, passaram também a influenciar o estilo de vida das pessoas. Assim, grandes marcas estão abraçando e celebrando essa descoberta, uma vez que pipocam projetos onde a monocromia é protagonista.

Em feiras e exposições, bem como coleções recém-lançadas, predominam layouts para lá de imersivos. No Instagram, é quase um manifesto: imagens em tons sólidos e muito, mas muito envolventes, despontaram.

AMBIENTES MONOCROMÁTICOS SATURADOS

No ano de 2012, foi a vez da marca espanhola Missana dar um salto ao confiar sua direção criativa ao studio Masquespacio – que tem como característica, ousar nas tonalidades. O resultado: Catálogos coloridos e bem compostos; uma abordagem visual revigorante que se estende a outros projetos onde destacam-se ambientes monocromáticos saturados, onde o foco são as texturas de estofados, carro-chefe da marca. Dá vontade de tocar, sim!

A tão comentada parceria entre a varejista moveleira IKEA e a empresa dinamarquesa de design HAY Ypperlig também inspira com algumas imagens, e aqui, cômodos geométricos em cores sólidas conduzem o estilo dessa colaboração. Disponíveis a partir do mês de outubro de 2017, móveis a objetos de décor vêm instigantes em cenários monocromáticos ricos, em cores intensas.

OBJETOS E A DECORAÇÃO MONOCROMÁTICA

Já a Urbanears, marca de acessórios de tecnologia, adicionou recentemente um rádio sem fio à sua gama de produtos. E para enfatizar a capacidade do aparelho de ‘se misturar’ ao ambiente em sua campanha de lançamento, apostou em composições domésticas e escritórios superpigmentados, opacos, monocromáticos.

MONOCROMIA NA MODA

Saltando para a moda além dos looks, a Kipling, em uma recente campanha de malas, acessórios e volta às aulas também foi nessa direção. Sob o olhar de Eli Rezkallah, ambientes fantásticos surgem numa imersão total de nuances, onde os produtos da marca, somente, vêm em cores diferentes.

MONOCROMIA – COMO USÁ-LA EM CASA? 

Se você tem medo de decoração muito colorida ou fica em dúvida de qual paleta combinar, nossa sugestão é apostar em apenas uma cor: a sua preferidaA monocromia (ou monocromática) é a radiação produzida por apenas uma cor. É quando um tom, (verde, por exemplo) faz escala (verde-claro, verde-escuro, verde-marinho, e assim por diante). A monocromia é tendência na moda e também fica linda em casa. A decoração monocromática, portanto, é aquela que justamente utiliza somente uma cor predominante.

Para fugir de espaços monótonos, a ideia é usar o degradê. Escolha uma cor central como foco, e então abuse dos tons sobre tons e variações da mesma cor, na parede e também nos móveis e objetos, deixando o local ainda mais exclusivo. Veja exemplos:

O tom azul da parede combina com almofadas e objetos no centro da mesa. 

Quem disse que cinza não pode ser uma cor monocromática também? Os tons mais neutros aqui se completam (parede e os objetos do escritório). 

Verde pra que te quero verde. Parede + plantas, combinação perfeita monocromática! 

Vinho, terracota, rosa, todos fazem parte da família dos vermelhos = décor monocromática! 

Ideias aconchegantes, divertidas ou dinâmicas. Uma ode à monocromia! 

Quer mais? Inspire-se no nosso board exclusivo sobre o assunto no Pinterest!

Via

Jornalista de moda e lifestyle, Selena Escher trabalha com conteúdo. Capricorniana e pesquisadora constante, adora arte, conhecer novas culturas, viajar, comer bem, a década de 1920, música, assistir a filmes e sentir-se livre.

Selena Escher – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários