Conhecido por ser um catálogo mundial de ideias, o Pinterest reúne mais de 75 bilhões de propostas criativas selecionadas por usuários em todo o mundo. E pensando justamente em inspirar as pessoas – a rede lançou sua famosa lista anual que traz objetos e estilos que irão dominar a decoração em 2017, ao examinar as contas de seus usuários e todos os “Pins” que circularam.

São tendências, insights e muitos dados analisados para identificar as principais apostas para este ano. A gente adora! Não para seguir como uma regra, mas sim, para tê-las como referência e encaixá-las dentro do nosso próprio dia a dia.

Em 2017 vai ter madeira, decor rústica, azul-marinho e cobre dominando e muito mais! Se você está pensando em fazer pequenas mudanças em sua casa ou em apenas um cômodo, fique de olho! Confira:

1 – Revestimento de madeira

Painéis de madeira estão com tudo! Eles dão um novo ar aos ambientes, deixando-os mais aconchegantes e rústicos. Vale utilizar na sala como base para a TV, como revestimento para lareiras, em portas e espelhos.

Imagens: Kristy Murphy e Casinha Colorida.

tendências de decoração 2017

2 – Criado-mudo é o novo destaque da decoração

Ao lado da cama, esse pequeno móvel pode ter muita utilidade além de só decorar. O criado-mudo traz vida ao cômodo e pode guardar seus livros favoritos, além de vasinhos com plantas e outros objetos. Este ano, o formato sai do quarto e invade outros ambientes da casa de maneira criativa. Pode apostar!

Imagens: DIY Core e Minha Casa, Minha Cara.

3 – Decoração rústica

A mistura de cores com madeira realça e ilumina os ambientes – afinal, aqui, a ideia é que a história permaneça, mas de maneira atualizada. É reconectar-se com a casa de campo na cidade. Fica super aconchegante decorar assim!

Imagens: Casa Vogue e Decor Fácil.

4 – Estilo Hygge em casa

Hygge: essa palavra vem do país mais feliz do mundo –  a Dinamarca – e tem uma difícil tradução literal. Hygge é aquele sentimento, a felicidade que surge nos pequenos prazeres da vida. É bem-estar, é sentir-se acolhido, confortável, relaxado e livre. Assim deve ser o estilo da decor da sua casa este ano.

É cuidar da iluminação para que seja convidativa, colocar uma boa música de fundo, velas e flores sobre uma mesa: é um toque especial para provocar um prazer simples. Esse estilo escandinavo também é baseado em cores neutras, no básico, no minimalista, sem deixar de ser moderno, com uma pitadinha de simplicidade, tudo para aquecer o ambiente!

Imagens: Como le Gusta e Apartment Therapy.

5 – Plantas dentro de casa

Por aqui, a gente sempre fala da importância do verde dentro de casa. Além de nos conectar com a natureza, as plantas dão vida para a decoração e tem diversos poderes. Sim, elas podem curar e até purificar o ar, sabia?

De 2016 para cá, a ideia de voltar a cuidar de vasos, cactos e suculentas, aumentou muito, principalmente entre as pessoas mais jovens. Então que tal começar e se apaixonar por essa ideia que vai muito além de uma tendência? Aqui, um board nosso exclusivo para você se inspirar!

Imagens: Histórias de Casa e Ernests.

6 – Papel de parede de mármore

Parece que essa ideia de trazer mais luxo para as paredes continua em ascensão em 2017! Que tal adicionar um pouco de efeito mármore em sua casa? Esse tipo de revestimento enfeita e traz uma impressão sofisticada e moderna para os ambientes.

Imagens: Murals Wallpaper

7 – Decoração com acrílico

A decor com acrílico enobrece pôsteres, fotografias e cartazes na parede. A ideia, que já vem sendo usada em galerias e museus, agora vai direto para a sua casa! Legal, não?

Imagens: Urban Outfitters e Pneumatic Addicted.

8 – Cobre é o novo ouro

Tons metálicos continuam em alta, mas muito além do dourado e prateado: é o cobre que marca presença nas casas este ano. Uma das formas mais simples de usá-lo na decoração é através dos detalhes.

Um vaso, um castiçal, uma luminária podem ser responsáveis por uma transformação instantânea de um ambiente simples em um espaço sofisticado. O mais legal é que o metal é capaz de se encaixar junto a todas as outras cores!

Imagens: Mobly e Studio 1202.

9 – Piso com aquecimento

Fora do Brasil, projetos arquitetônicos já oferecem diferentes pisos com aquecimento. E posso dizer? É realmente uma delícia poder entrar em uma casa (em um destino frio) e sentir o calor vindo do chão. Pois a ideia tem tudo para se espalhar cada vez mais.

Talvez o pessoal do Sul do Brasil goste dessa ideia! Uma maneira confortável de experimentar o calor uniformemente em toda a casa.

Imagens: Eccotemp e Limaonagua

10 – Azul marinho é o novo preto

O azul, essa cor tão cheia de sentimentos positivos, cabe em qualquer ambiente quando falamos em decoração. O tom traz tranquilidade, controle e até ajuda na concentração. Tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas.

O azul-marinho também traz um clima mais aconchegante, além de ser ligado a valores como maturidade. Você pode optar por usá-lo em sua casa, escritório, ateliê, em uma das paredes ou em algum móvel ou objeto de destaque. Vale pintar as portas ou investir em armários dessa cor. Lembre-se de combiná-lo com espaços bem iluminados para a decor não ficar pesada.

Imagens: Just Lia e Casa.

A lista completa do relatório oficial de tendências de 2017 do Pinterest também está disponível na plataforma – Pinterest 100.

Esse post é uma parceria do FTC com o Pinterest. Para mais imagens, tutoriais e inspirações, siga nosso perfil na rede. Te esperamos por lá!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários