follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-00

Ok, sabemos que a tinta lousa tem sido bastante falada em todo os lugares. Semana passada, a gente postou aqui a transformação de uma cozinha usando o efeito e mais 10 dicas para você pintar a sua. Mas, você sabia que o material pode (e deve) ir além de quartos, salas e qualquer parede?

Por isso, hoje fizemos uma seleção de vários objetos que colocam em prática a ideia para a sua casa e por fim, mostramos o passo-a-passo de uma bandeja de metal transformada com Coralit. O resultado final é muito legal! Inspire-se!

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-02

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-03

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-04

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-08

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-09

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-10

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-12

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-13

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-14

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-15

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-05

follow-the-colours-tinta-lousa-objetos-11

rfollow-the-colours-tinta-lousa-objetos-revista-minha-casa

Bacana, não? Para transformar uma bandeja de metal como a nossa – primeira foto do post – você vai precisar de (materiais):

-Fita crepe, jornal;

Tinta Coralit Tradicional preta fosca – Tintas Coral;

-Potinho de plástico para colocar um pouco da tinta ou prato forrado com papel alumínio;

-Rolo de espuma pequeno ou um pincel de cerdas macias pequeno;

-Aguarrás para limpar os pincéis/rolos;

-Luvas;

follow-the-colours-tinta-lousa-coralit-04

A Coralit da Tintas Coral é um esmalte fosco feito para pintar madeiras e metais. Teoricamente, qualquer tinta esmalte fosca funciona bem para criar o efeito lousa, mas por conta do giz ser claro, opte pelas mais escuras. As duas únicas cores foscas da marca são o preto e o verde-escolar. Nós usamos a Coralit Tradicional Fosca Preta.

Dica: ao comprar a tinta, não tenha vergonha de tirar todas suas dúvidas com o vendedor e siga todas instruções descritas na lata. Assim, não tem erro.

follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-05

1) Limpe a bandeja e forre o local com jornal. Usamos fita crepe nas alças para que a tinta não pegue nela, já que queríamos apenas pintar o seu meio. Coloque um pouco de tinta em um potinho de plástico ou em um prato forrado com papel laminado. Use luvas, pois a tinta pode espirrar nas mãos. 

A Coralit Fosca é super fácil de aplicar, neste caso não precisa diluir. Pegue o pincel ou rolo de espuma e dê a primeira demão de tinta. Espere secar por 3 horas.

Dica: Se for usar rolo, use o de espuma. Nunca use rolo de pêlo com o esmalte, ele pode se soltar ou derreter junto à tinta.

Cópia de follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-06

2) Depois da primeira demão seca, passe a segunda e espere secar por 3 horas novamente. Conforme você for dando as demãos, podem aparecer algumas “manchas/falhas de tinta” como estas acima. Isso é normal e vai depender muito de cada objeto a ser pintado.

follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-09

3) Depois da segunda demão, se ainda o objeto tiver parecendo que precisa novamente de tinta, pinte mais uma vez. Espere secar e veja se as “manchas” desaparecem por completo. Dê um acabamento final nos cantinhos com o pincel caso precise.

Obs: A nossa bandeja de metal ficou com um efeito uniforme perfeito da lousa após 4 demãos da tinta.

follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-07

follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-08

4) Depois de passar todas as demãos necessárias e ter secado tudo certinho (18 horas), retire a fita crepe. Teste frases e desenhos com o giz. Nós adoramos  – “A vida sem ternura não é lá grande coisa” – e as visitas também! Gostou? Faça a sua!

Dica: Para quem tem alergia ao pó do giz, saiba que existe canetas de giz e giz antialérgico como opção.

follow-the-colours-coralit-objetos-tintas-coral-01

Não deixe de conferir o nosso board exclusivo Chalkboard Things no Pinterest. Lá você vai encontrar muito mais ideias de como usar a tinta lousa em paredes e objetos.

Imagens via Pinterest e Google Images.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários