Mais e mais pessoas estão gostando da ideia de ter plantas dentro de casa, também com o intuito de decoração. Por aqui, a gente sempre fala da importância do verde nos ambientes. Algumas plantas podem purificar o ar, ajudam a relaxar, além de nos conectar com a natureza.

Muita gente prefere criar uma mini horta ou cultivar temperos e hortaliças na cozinha, enquanto outras se apegam mais aos cactos e suculentas, já que essas espécies são bem mais fáceis de cuidar. Mas, e quando chega a hora em que só utilizar vasinhos comuns para decorar fica chato?! Daí começam as tentativas de quais materiais poderiam ser reutilizados. Latas velhas pintadas com spray? Cascas de ovo? Xícaras? Que tal tentarmos algo totalmente diferente?

Bem, nós tentamos uma ideia bem bacana, engraçada e que para alguns, até soa meio macabra. Mas o legal, é que ela pode ser super original e dar um toque de Tim Burton na sua decoração. E se você não tem preconceitos e também curte uma vibezinha creepy, vem com a gente: aprenda a criar um vaso adorável usando uma cabeça de boneca!

Estranho? Quem não é nessa vida, não é mesmo? Confira nosso passo a passo:

Pesquisando no Pinterest achamos algumas inspirações: tem cabeça de boneca feita de cerâmica, porcelana, tem quem reutiliza brinquedos vintage e agora terá a nossa de plástico, de R$1,00 comprada no centro da cidade!  (Imagens: Wanelo, Etsy, First Home, The Bella Does)

COMO FAZER UM VASO MACABRO A LA TIM BURTON 
Você vai precisar de:

– Cabeça de boneca de plástico encontrada em lojas de aviamentos e armarinhos (essa mede aproximadamente 10cm de altura/largura);

– Lápis;

– Estilete;

– Lixa;

– Pedrinhas;

– Areia;

– Terra;

– Muda de suculenta ou cacto;

– Casca de pinus (ou musgo);

–Pires ou pratinho para apoio;

Faça você mesmo: 

1 – Limpe bem o recipiente de plástico para evitar qualquer contaminação com fungos ou bactérias;

2 – Risque um círculo no escalpo da boneca usando um lápis. Com um estilete bom, comece a cortar o plástico/círculo riscado anteriormente com o objetivo de criar retirar a tampa da cabeça;

3 – Deixe a tampa de lado e veja se o círculo está bem definido e certinho. Caso precise, use uma serrinha ou mais uma vez o estilete para reparar as arestas;

4 – Com uma lixa, tire todas as rebarbas do plástico e deixe a superfície lisa;

5 – Separe uma quantidade razoável de pedrinhas ou pedrisco. No fundo da cabeça coloque uma porção delas. O legal é que esse modelo de boneca tem um buraco (que seria para encaixar no corpinho), servindo perfeitamente como um furo de escoamento, ou seja, por onde sai o excesso de água, para a planta não morrer afogada.

O ideal é deixar pelo menos 2cm de altura a camada de pedras. Você pode misturar a casca de pinus junto para ajudar a reter a umidade do solo. Depois disso, coloque por cima um punhado de areia (areia de construção mesmo);

6 – Pegue a suculenta ou cacto que já está em um vasinho, separe a terra da raiz. Com a própria terra do vaso, preencha a cabeça até atingir mais ou menos a metade de seu volume com terra. Pode reaproveitar a terra do vasinho sem problemas;

7 – Transplante a suculenta/cacto para a boneca e cubra com mais um pouco de terra. Acondicione a planta, pressionando a terra com a ponta dos dedos para firmar a raiz;

8 – Molhe a planta. Decore com pedrinhas, musgos, cascas de pinus ou pedriscos bonitos. Seu vaso macabro está prontinho!

Cuidados: 

As suculentas e cactos demandam pouca rega e cuidados simples. Portanto, regue a planta somente quando o solo estiver bem seco. Para saber isso, enfie um palitinho de dente na terra. Se ele sair úmido, meio úmido, pouco úmido, não é preciso molhar ainda. Se ficar completamente seco e limpinho, sim.

Você pode regar uma vez por semana ou a cada 10 dias (se o clima for quente) e basta uma pequena quantidade de água – nem pense em encharcar a terra!

Essa espécie de planta precisa ficar em algum lugar bem ventilado onde bata sol, ou em um local em que você possa abrir alguma janela algumas horas por dia. Suculentas e cactos adoram raios solares!

Olha aí que belezinha ele decorando o espaço das plantinhas! Gostou? Tim Burton deu like! Confira mais inspirações em nosso board exclusivo – Plantas, Jardins e Verdes – no Pinterest!

pinterest badgeEsse post é uma parceria do FTC com o Pinterest. Para mais imagens, tutoriais e inspirações, siga nosso perfil na rede. Te esperamos por lá!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários