Daltônicos estão vendo as cores pela primeira vez graças a estes óculos de alta tecnologia que agora estão a venda para o mundo todo. Conheça o EnChroma!

follow-the-colours-enchroma-oculos-daltonicos-cores-00

Há uma estimativa de que 300 milhões de pessoas sejam daltônicas no mundo. Isso significa que 1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres sofrem disso. Enquanto alguém com visão normal enxerga cerca de 30 mil cores, os daltônicos veem apenas entre 500 e 800. A maioria tem a incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, mas maior dificuldade é distinguir o verde do vermelho.

Recentemente uma solução tem chamado a atenção de muita gente que sofre dessa deficiência. E graças à tecnologia, algumas dessas pessoas puderam sentir a emoção de ver as cores pela primeira vez, ao usarem um par de óculos especial criado pela EnChroma. A marca americana é especialista em aliviar essa ‘confusão visual’ entre o vermelho-verde, aumentando a percepção das cores sem comprometer a visão. Como?

follow-the-colours-enchroma-oculos-daltonicos-cores-01

A gente já havia falado aqui sobre a iniciativa há tempos atrás, que em parceria com uma marca de tinta estava realizando alguns testes. Na época, o produto em si não era comercializado.

Mas após diversas pesquisas sobre genética e anomalias relacionadas a fotopigmentação, a EnChroma criou finalmente modelos de óculos de alta tecnologia para venda. O efeito sobre a forma como as pessoas com daltonismo percebem as cores pôde ser finalmente modificado.

É realmente emocionante. Assista as reações:

O óculos funciona da seguinte maneira: a lente ‘filtra’ as cores específicas e segmenta os fotopigmentos. A EnChroma criou um método chamado de filtragem ‘multinotch’ – que corta os comprimentos de onda nítidas de luz para realçar as cores que seriam deficientes.

Essa filtragem separa os cones vermelhos e verdes sobrepostos, ajudando a melhorar a visão de quem tem dificuldade de enxergá-las.

Até o momento a marca já vendeu mais de 30 mil pares de óculos e a reação das pessoas tem sido fantástica. A EnChroma envia os óculos para o mundo todo e você ainda tem 60 dias para testá-los.

O próximo passo? Lentes de contato! A iniciativa está realmente empenhada em melhorar a vida de muitas pessoas. O que seria do mundo sem as cores?

follow-the-colours-enchroma-oculos-daltonicos-cores-02

Confira modelos disponíveis no site.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários