vantablack material cor mais escura mundo preto

Diante dos nossos olhos, os contornos desse revestimento desaparecem, deixando nada além de um aparente abismo. É como se ele fosse invisível. Criado pela empresa britânica Surrey NanoSystems, o Vantablack é considerado o material com a cor mais escura do mundo. Tão escura que não pode ser vista pelos olhos humanos. Isso mesmo, nosso cérebro não consegue interpretar a cor preta que vê. Estranho, não? Isso porque ele é feito com nanotubos de carbono que absorvem 99,96% da luz visível. Esses nanotubos são 10 mil vezes mais finos do que um fio de cabelo. Pura ciência.

Sobre a cor, o professor Sthephen Westland, da Universidade de Leeds, se impressiona: “A menos que você tenha visto um buraco negro, ninguém nunca viu algo que não reflita luz. Este novo material é basicamente o mais perto do preto com ausência total de luminosidade que podemos chegar. É o mais perto de um buraco negro que conseguiremos imaginar”.

vantablack material cor mais escura mundo preto

A Surrey estuda as melhores formas de transformar a substância em algo mais prático. O material de cara, pode ajudar nos estudos e observações astronômicos. Câmeras e telescópios funcionariam melhor, além de ser útil na criação de equipamentos para práticas militares.“O Vantablack é um grande avanço da indústria do Reino Unido na aplicação da nanotecnologia para instrumentação óptica. Ele pode, por exemplo, melhorar a capacidade dos telescópios deixando-os mais sensíveis para vermos as estrelas mais fracas”. – disse Ben Jensen, Diretor de Tecnologia da empresa.

vantablack material cor mais escura mundo preto

O lançamento oficial do produto aconteceu na feira aeroespacial Farnborough International Air Show, na Inglaterra, em 2014. Muitas empresas estão em contato para parceria, em busca de projetos para o desenvolvimento de produtos exclusivos com o material, mas a liberação ainda é rígida. Tudo passa antes pelas mãos do governo britânico. Confira algumas imagens:

vantablack material cor mais escura mundo preto

vantablack material cor mais escura mundo preto

Gostou? Se você curte a cor preta, que tal se inspirar com essas 50 curiosidades?

Via.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários