ftc-musica-aneis-arvores-bartholoma%cc%88us-traubeck-01

Pode ser difícil de acreditar, mas a natureza ainda tem muito para nos oferecer – como música! Utilizando um equipamento desenvolvido para extrair o som dos anéis de uma árvore, o músico alemão Bartholomäus Traubeck captou as notas de diversos tipos de troncos (pinheiros, carvalhos, bordos, nogueiras, armeiros, freixos e faias) e gravou um álbum chamado de “Years” (Anos).

Esses anéis, normalmente utilizados para identificar a idade de uma árvore, seu crescimento e até mesmo as condições ambientais e períodos de mais chuva, funcionam como um disco de vinil.

Traubeck usou um algoritmo para transformar essas informações dos círculos em notas de piano, e o equipamento similar a um toca-discos girou o disco da árvore para emitir os inusitados sons.

arvore3

ftc-musica-aneis-arvores-bartholoma%cc%88us-traubeck-02

ftc-musica-aneis-arvores-bartholoma%cc%88us-traubeck-03

A tecnologia tem o mesmo princípio do toca-discos, mas seu funcionamento é diferente. Enquanto a agulha do aparelho que utilizamos lê os sulcos de um disco, o equipamento desenvolvido por Traubeck possui sensores que interpretavam as informações sobre textura e cor e convertendo essas informações nas notas de piano. Confira:

Cada árvore possui suas próprias características, definidas em seu tronco. Portanto, cada uma delas ofereceu uma música diferente. Todos os sons estão reunidos no CD lançado por Bartholomäus Traubeck, disponibilizado no site do artista. Inspirador!

Leyda Torquato é jornalista, vegetariana e adora todo tipo de arte. Quase desistiu da moda até encontrar todas as suas possibilidades mais justas e sustentáveis e, como toda libriana, não liga de ficar em sua própria companhia.

Leyda Torquato – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários