Buraco Fallstreak: fenômeno incomum cria um colorido arco-íris dentro de nuvem na Austrália

buraco fallstreak nuvem austrália arco-íris

buraco fallstreak nuvem austrália arco-íris

Quem olhou para o céu de Victoria, na Austrália, na semana de03 de novembro de 2015, ficou intrigado com um mistério. O fenômeno extremamente raro e incomum, que parecia um portal mágico, perfurava o céu. Mas o buraco nas nuvens, tem explicação científica. Chamado de buraco Fallstreak, a grande abertura circular é formada quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo de zero, mas não congelou ainda devido à falta de partículas de gelo.

Quando uma porção de água inicia o congelamento, formando os cristais, eles desencadeiam um efeito dominó, fazendo com que as gotículas em torno desses cristais evaporem e caiam no solo. Isso deixa um grande buraco, muitas vezes redondo, nas nuvens. Junto a isso, forma-se, às vezes, um arco-íris. Essas teorias tentam explicar como esses buracos são formados, mas não esclarecem o que os produz (o que desencadeia a precipitação de apenas parte do vapor e do gelo).

Em 1968, uma fotografia de um buraco gerou um interesse considerável da Comunidade Meteorológica dos EUA e desencadeou uma série de especulações sobre a sua causa. Os flagras continuam fascinando e preocupado as pessoas ao redor do mundo por décadas, levando à especulação até sobre ETs. O interessante foi saber que um estudo de 2011, descobriu que o pouso e a decolagem de aviões através da camada dessas nuvens também poderia ser a provável causa desses buracos.

Seja lá o que for, o resultado final é colorido e fascinante!

buraco fallstreak nuvem austrália arco-íris

Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Por Carol T. Moré

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.