followthecolours-ron-mueck-02

Quando vi “Boy” (abaixo – 1999) do australiano Ron Mueck bem pertinho no Museu ARoS em Arhus (Dinamarca), não tive dúvidas. Estava diante de um dos artistas contemporâneos mais incríveis de todos os tempos.

O menino tem 5m de altura e pesa 500kg. Ron passou 8 meses transformando um modelo de 40 centímetros de argila na escultura, feita com silicone e fibra de vidro.

Tudo isso porque no início da carreira, o artista foi fabricante de marionetes e modelos para a televisão e filmes infantis. Hoje Ron é mestre em esculturas hiper-realistas que reproduzem fielmente os detalhes do corpo humano.

followthecolours-ron-mueck-01

Depois de sua passar pelo MAM do Rio de Janeiro e deixar mais de 230 mil pessoas boquiabertas, finalmente sua arte chega em São Paulo. A partir do dia 20 de novembro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo abre a exposição para o público. A mostra deve ficar em cartaz até 22 de fevereiro de 2015 e os ingressos custam até R$ 6.

São 9 obras que confundem o visitante com pessoas de verdade, já que Mueck trabalha em proporções fora do comum. Um casal jovem de namorados, por exemplo, tem apenas 65 centímetros de altura, enquanto uma senhora pode ter até 3 metros. A expo também traz um vídeo com o processo de criação das esculturas. Incrível!

followthecolours-ron-mueck-06

followthecolours-ron-mueck-02a

followthecolours-ron-mueck-05

followthecolours-ron-mueck-07

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários