Considerado o “Shazam da arte”, a ideia é que as pessoas possam usar o Smartify também fora dos museus.

Quando o aplicativo Shazam chegou ao mercado, foi a salvação de muita gente. E é realmente incrível poder descobrir o nome de qualquer música em apenas alguns segundos e com um clique.

Agora, é o mundo da arte que vai ser revolucionado – ou o mundo de seus apreciadores. Este novo app, chamado Smartify, tem a proposta de “ler” obras de arte em museus ao redor do mundo e disponibilizar ao usuário um pequeno resumo do quadro e de seu artista.

Disponível para Android e para o sistema iOS, a tecnologia criada no Reino Unido funciona a partir de uma combinação entre reconhecimento de imagem e realidade aumentada. Com o celular direcionado para um quadro específico ou escultura, a obra de arte é escaneada e o sistema capta diversas informações sobre ela, incluindo críticas, vídeos e dados do artista responsável por aquele criação.

Por enquanto, o Smartify conta apenas com quatro instituições parceiras – Laguna Art Museum, Sluice, Acessible Art Fair e The Cartoon Museum. Mas, de acordo com a revista New Scientist, a partir de maio/2017 ele poderá ser usado em algumas obras do Museu do Louvre (Paris) e do Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), e em todas as obras do Rijksmuseum (Amsterdã) e do Wallace Collection (Londres).   

O objetivo do aplicativo é que as informações sobre arte possam ir além dos museus. Assim, o usuário também poderá saber mais dados sobre determinada pintura ao direcionar o aplicativo para uma foto ou postal que tenha a obra nas ruas, por exemplo. 

O app também permite “salvar” os quadros; é possível criar uma galeria com a cópia digital e rever tudo sempre que quiser. O Smartify pode ser visto como um complemento a aplicativos próprios de museus e projetos como o Google Arts & Culture, que permite uma visita virtual a alguns museus, usando uma tecnologia similar ao Google Street View. 

Interessante, não? Saiba mais sobre o Smartify pelo site, Instagram ou Facebook.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários