exposicao-lego-4

Se dividirmos o número de peças de Lego vendidas, pela população mundial, cada pessoa deveria ter em média 86 tijolos do brinquedo. Porém, o artista Nathan Sawaya ficou com a minha parte e, provavelmente, com a sua também. Na exposição The Art of the Brick (A Arte de Criar com Lego®), que chega à São Paulo em 11 de agosto de 2016, Sawaya mostra que brincar também é coisa de gente grande (e criativa).

Ao todo, o artista usou mais de 1 milhão de peças Lego para montar as 80 obras que fazem parte da mostra. Dentre os trabalhos, estão réplicas das esculturas O Pensador, de Rodin, e Vênus de Milo, além dos famosos quadros O Grito, de Edvard Munch, e O Beijo, de Gustav Klimt. Nem o vitral da Catedral de Chartres, na França, ficou imune à arte de Nathan Sawaya.

exposicao-lego-6

O artista também encanta com suas obras autorais e incrivelmente coloridas. A nadadora azul, o homem amarelo que escancara o próprio peito e o esqueleto de um Tiranossauro, de seis metros de altura, feito com 80.020 peças, são alguns exemplos da infinita criatividade de Sawaya e possibilidades do Lego.

exposicao-lego-1

No final do percurso, os visitantes têm a oportunidade de colocar em prática toda a inspiração vinda do trabalho do artista. Adultos e crianças são convidados a montar suas próprias obras de arte em uma área de lazer com milhares de peças de Lego.

Quem sabe dali não saia um grande artista? Sempre é tempo. Afinal, Nathan Sawaya se formou em direito e trabalhou em grandes escritórios antes de assumir seu talento e paixão pelos tijolos coloridos. Isso só prova que brincar pode sim ser um processo artístico.

exposicao-lego-3

“Muitas pessoas me perguntam qual é minha escultura favorita entre todas que já construí. E respondo sempre: ‘A próxima’. Como poderia escolher somente uma entre todas? São como filhos; dediquei coração e alma à construção de cada uma.”

follow-the-colours-exposicao-lego-the-art-of-the-brick-brasil

The Art of the Brick fica em exposição de 11 de agosto a 30 de outubro de 2016, na Oca, no Parque Ibirapuera. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia). Professores de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares, têm entrada franca em todos os dias e horários, desde que comprovem atividade em 2016. 

A exposição também passará pelo Rio de Janeiro em breve: entre 11 de novembro de 2016 e 15 de janeiro de 2017, poderá ser vista no Museu Histórico Nacional.

The Art of the Brick exposição Lego Nathan Sawaya

Imagens: divulgação.

Daniela Fagundes é Jornalista que sonha em ser escritora e escritora que brinca de assessora. Encantada por gente, ideias, viagens e conversas de botequim. Mineira de coração, já morou na Espanha e em Portugal, e dedica seus dias a conhecer novos lugares. Viciada em frio na barriga, arte, passagens baratas, Candy Crush e palavras.

Daniela Fagundes – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários