marca vegan brasileira insecta shoes

Aos poucos, o mercado de moda brasileiro vem ganhando uma variedade de marcas e criadores com um pensamento diferente da maioria das empresas do segmento: fazer moda atraente, sem precisar explorar animais – e pessoas – no processo.

O veganismo, movimento que ganha cada vez mais adeptos e tem como princípio básico o fim da exploração dos animais, chega na moda através de jovens empreendedores, muitas vezes com dificuldades em achar produtos e marcas com os quais queiram se relacionar e investir.

Com a ajuda das redes sociais, além de um DNA empreendedor e criativo, esses nomes começam a fazer sucesso, ganhar espaço no mercado, sair da Internet e abrir lojas físicas, provando que dá ganhar a vida fazendo coisa boa, bonita e livre de crueldade.

Em parceria com o *Modefica, trazemos 5 marcas brasileiras que são prontamente reconhecidas quando o assunto é moda vegan-friendly. Vale ficar de olho nelas, acompanhar o crescimento de cada uma e ainda incentivar essa galera, fortalecendo a moda nacional.

follow-the-colours-modefica-marca-vegan-brasileira-king55

1 – King 55

Há 10 anos no mercado, a marca paulistana comandada pelo estilista Amauri Caliman tem no streetwear sua principal referência. A King 55 produz roupas masculinas e femininas, além de acessórios e calçados, sem nenhuma matéria-prima de origem animal.

O processo de produção dos produtos da marca também se mostra cuidadoso, prezando por matérias-primas que, além de livre de crueldade, gerem também menos impacto ao meio ambiente.

Você encontra os produtos da King 55 online e também nas duas lojas físicas da marca em São Paulo, uma em Pinheiros e outra na Vila Madalena.

follow-the-colours-modefica-marca-vegan-brasileira-insecta-shoes

2- Insecta Shoes

Lançada no comecinho de 2014, a marca de sapatos sem gênero, Insecta Shoes, conquistou um público imenso e devoto. De Porto Alegre, foi uma das responsáveis por levar o conceito de upcycling para o meio da moda mainstream.

Peças garimpadas em brechós pelo Brasil e pelo mundo viram sapatos novos, com sola de borracha reciclada e forro de material sintético. Para fazer os sapatos, a marca não usa couro, roupas de tecidos de lã ou seda, garantindo uma linha de sapatos e acessórios vegan-friendly.

Além da loja online, é possível encontrar os sapatos da Insecta na loja da marca em Porto Alegre e na loja recém chegada da marca em Pinheiros (SP). No exterior, é possível encontrar os sapatos em alguns pontos de venda em multimarcas nos EUA e na Europa.

follow-the-colours-modefica-marca-vegan-brasileira-svetlana

3- Svetlana

Mariana Iacia, carioca que já trabalhou com Stella McCartney, é responsável pela Svetlana. Há algum tempo no mercado, a marca inaugurou ano passado seu espaço físico em Ipanema para receber os fãs cariocas e os que estão de passagem.

Focada em moda feminina, com uma linha de moda praia, além de boas opções masculinas, a Svetlana conta com um estilo que mistura todas as referências globais da estilista sem deixar de lado a essência carioca com muitas cores e estampas.

follow-the-colours-modefica-marca-vegan-brasileira-nicole-bustamante

4- Nicole Bustamante

Marca homônima da designer de moda apaixonada por estamparia e animais. Formada em moda e com cerca de 10 anos de experiência no mercado, Nicole decidiu abrir uma marca que carregasse a sua filosofia de vida.

O foco da marca é moda vegan-friendly e atemporal, com estampas autorais desenvolvidas pela estilista. Além de uma coleção de básicos, como camisetas e camisetas, lenços e outros acessórios de moda, você vai encontrar também prints de decoração.

Você encontra os produtos da marca online ou em alguma das diversas feiras de pequenos produtores que acontecem em São Paulo nos finais de semana.

follow-the-colours-modefica-marca-vegan-brasileira-ahimsa-sapatos

5- Ahimsa

De São Paulo, a marca de sapatos e acessórios Ahimsa, se posiciona como “uma marca vegana que prioriza o amor”. Os sapatos são produzidos em Franca, São Paulo, na fábrica própria da marca. Outra responsabilidade da marca é não usar produtos sintéticos, prezando sempre pelo uso do látex, algodão e cola à base de água.

Os sapatos contam com um design atemporal, dessa maneira as peças, quando bem cuidados, podem ficar no armário das pessoas durante anos sem rolar aquela sensação de “produto ultrapassado”.

Você pode conferir os produtos da Ahimsa na loja online da marca e em feiras e eventos pontuais durante o ano.

modefica-follow-the-colours

*Para o FTC, design deve ser bonito, mas também tem que fazer sentido. E foi pensando justamente nisso que nos unimos com o Modefica para criar este post. O Modefica é uma plataforma de inspiração diária para aqueles que buscam como princípio básico, a moda e o estilo de vida consciente.

Fundado por Marina Colerato, o site valoriza a cultura brasileira, incentiva o respeito aos animais e ao meio ambiente e tem conversas sinceras sobre como podemos ser seres humanos melhores, mais conscientes e aptos para impactar nossa comunidade de maneira positiva através das nossas atitudes diárias. O espaço traz ótimas matérias sobre veganismo, o viver cruelty free e a valorização do feito à mão.

Acompanhe o Modefica no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários