“Perfume é fonte de bem-estar e prazer, tradução de um estado de espírito. Uma forma de comunicar quem se é e de mostrar o que é invisível. Serve para marcar, para ser lembrado – e também como disfarce. Há quem use para reforçar a própria confiança ou como antídoto a realidade.”

follow-the-colours-denis-pagani-01

‘‘Pousei em Paris com uma lista de perfumes e lá começou minha viagem.’’

À frente do 1 nariz, Dênis Pagani é especialista em traduzir o que há dentro de frascos e nos cheiros por aí; em decifrar os desejos das pessoas em perfumes que existem na vida real. Criado em 2012, o site nasceu com o principal objetivo de reunir apaixonados pelo tema, e estimular Dênis a estudar e escrever.

Hoje, sua rotina é entre livros, pesquisa de matérias-primas, aromaterapia, botânica e de perfumes em si para gerar conteúdo, elaborar cursos e workshops (online e presencial) com o tema ‘perfumaria’ ou prestar serviço aos interessados como um consultor pessoal.  

Tanto nos cursos quanto na consultoria, o trabalho de Dênis inclui várias experiências de auto conhecimento. Ele ensina como consumir menos e melhor, além de fazer você adquirir segurança e clareza sobre o que combina com o seu próprio gosto.

Sabe aquela vez que você comprou um perfume que parecia incrível na loja e depois não conseguiu usar?  Pois é, saiba que você não é a única pessoa!

follow-the-colours-denis-pagani-02

Ao FTC, Dênis fala sobre seu interesse por perfumaria e memórias olfativas, e ensina a escolher a fragrância ideal; confira:

“Não tenho uma história de criança para dizer que isso tudo era um destino óbvio. Lembro-me do sabonete na casa da minha avó – aquele Phebo preto -, chá de camomila me leva direto para lá, no fim da tarde quente demais de São João da Boa Vista, comendo pão com mel. Mas isso prova alguma coisa?”

ftc-1nariz-perfume-ideal-03

FTC: Onde começou seu interesse por perfumes, e de que modo tornou-se propriamente um perfumista?

Encantei-me por perfumes por escrito, lendo “The Perfect Scent”, do Chandler Burr. Logo em seguida li “Perfumes: The A-Z Guide”, do Luca Turin e da Tania Sanchez. Dois livros que falam de perfume e olfato como eu nunca imaginei que poderia ser escrito. Quis sentir tudo que estava lendo, fiz listas de perfumes, de matérias-primas. Logo viajei para Paris, e foi assim que tudo começou.  

Tornei-me um especialista a partir de muitas pesquisas: falo com perfumistas, vou atrás de livros, das histórias, garimpo perfumes antigos para acumular referências, busco por matérias-primas, e assim por diante. É um trabalho diário. Entretanto, não sou perfumista em si. Trato do assunto com propriedade, mas não sei compor um perfume.

ftc-1nariz-perfume-ideal-02

FTC: Gostaríamos de entender um pouco sobre escolha de fragrâncias. Como uma pessoa pode escolher a fragrância ideal a partir de cinco dicas básicas?

1. A primeira é pensar: como quero me sentir? Não precisa saber que cheiro tem. Comece pelas bordas: em que situação vai usar? Que horas do dia? Em que lugar? Como você quer se sentir usando? É fresco e limpo? É diferente de tudo e todos? É num lugar distante? Tudo isso ajuda a direcionar o nariz na hora da escolha.

2. Encontrar essa história. É a hora da pesquisa. Vale perguntar a um amigo, buscar no Google os perfumes que ouviu falar, procurar resenhas no Youtube, etc… Essas informações já garantem boas pistas. Enfim, na loja, observe se a fragrância corresponde às sensações que imaginou. É importante não ter pressa, porque leva tempo, não tem jeito.

3. Experimentar na pele. Se na loja parece estar tudo certo, teste o perfume na pele. Ele se transforma com o calor e vai te acompanhar boa parte do dia. E é por isso que testamos, para ver se iremos gostar do perfume por inteiro. Testar faz parte da venda, como provar a roupa na loja, e vale pedir uma amostra. Se não têm, deveriam ter.

4. Fantasiar a relação. É hora de avaliar. O perfume continua legal? Me faz sentir como eu quero? Continua interessante usá-lo naquele momento que pensei no começo? Avalie.

5. Bater o martelo. Se curtiu o perfume na pele, se ele te faz feliz quando aplicado, bingo! Há alguma dúvida? Teste novamente pra ter certeza. Se não tiver, sem problemas, deixe de lado e continue sua busca. Lembre-se de aproveitar, pois você está ingressando em outro universo, e aprenderá muito sobre você e sua escolha pessoal.

ftc-1nariz-perfume-ideal-01

Dênis publica um artigo exclusivo sobre perfumaria e olfato para os assinantes de sua newsletter às segundas-feiras. Para saber mais, acesse o 1 nariz

Fotos: João Bertholini e 1Nariz.

Jornalista de moda e lifestyle, Selena Escher trabalha com conteúdo. Capricorniana e pesquisadora constante, adora arte, conhecer novas culturas, viajar, comer bem, a década de 1920, música, assistir a filmes e sentir-se livre.

Selena Escher – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários