follow-the-colours-trocaderia-03

Compras com as amigas? Que nada, a moda agora é troca com as amigas. Um evento bem bacana está fazendo sucesso em São Paulo, além de propagar o consumo consciente e sábados mais divertidos. Essa é a ideia do Trocaderia, ideia que promove a troca de roupas e acessórios entre as convidadas e traz mais vida ao armário.

A próxima edição rola sábado que vem, dia 31 de Janeiro, e convida todos estejam afim de participar, sem gastar nada ou gastando muito pouco. Vale trocar todos os tipos de itens de vestuário, roupas e acessórios, como bolsas, cintos e sapatos. Aquelas peças que você usou poucas vezes ou ficaram de lado, agora podem ter uma nova chance

Conversamos com a Lívia Cunha, uma das organizadoras do evento, para saber um pouco mais sobre como funciona o Trocaderia e suas inspirações, dá só uma olhada:

follow-the-colours-trocaderia-01

FTC: Quando nasceu o projeto? Como foi o processo de criação? 

Tudo começou com a Nath (a Nathália Capistrano), que fez uma limpa no armário e viu quantas peças legais e novinhas não usava. Várias tinham sido usadas poucas vezes e algumas ainda estavam etiquetadas. Pensou que todas as amigas deviam ter situações parecidas e fez um post no Facebook pra ver quantas delas topariam experimentar fazer uma troca desses itens, tirar eles do desuso e dar nova vida e novas donas para cada um. O post foi um sucesso, muitas amigas queriam participar, se envolver e ajudar a organizar. Nasceu o Trocaderia. 

follow-the-colours-trocaderia-06

follow-the-colours-trocaderia-02

FTC: Hoje, quantas pessoas fazem parte do projeto? 

Hoje somos quatro organizadoras: a Nath, a Isa, a Gabi e eu. Todas nós trabalhamos com publicidade/agências, mas cada uma tem um background diferente, o que acaba enriquecendo muito o trabalho e ajuda na hora de montar o evento.

follow-the-colours-trocaderia-04

follow-the-colours-trocaderia-05

Nathália Capistrano: Idealizou e fundou o Trocaderia. Trabalha na criação da W/McCann e além de campanhas, cria vários projetos pessoais paralelos: já teve produtora de bandas independentes, mantém o “Ideias Pra Emprestar” e a página de listas “5 coisas”, entre outros. No Trocaderia, ela é a coordenadora geral participando de cada etapa.

Isabela Mantovani: Formada em moda, MBA em Gestão de Negócios, tem grande interesse na parte de joalheria. Já trabalhou com tudo de moda e atualmente trabalha em métricas e monitoramento na Gauge, agência especializada nisso. É a parte fashion do Trocaderia, dando uma mãozinha no estilo das participantes e na decoração do evento.

Gabriela Bianco: Já trabalhou em comércio, vendas e acabou indo seguindo dentro de publicidade. Já trabalhou com Social, foi pra Digital e atualmente é planejamento integrado da NBS. Também é blogueira no Casa da Gabi e escritora de contos nas horas vagas. É a parte super social, imprensa e relações públicas do Trocaderia.

Lívia Cunha: Participou do Trocaderia desde a 1ª edição e agora é uma das organizadoras. É redatora publicitária da Artplan nas horas pagas e cozinheira apaixonada nas horas vagas. Escreve o blog Cozinha Amarela e vende biscoitinhos online. É a videomaker e fotógrafa oficial.

follow-the-colours-trocaderia-09

follow-the-colours-trocaderia-07

FTC: Em quais projetos vocês se inspiraram?

Não nos inspiramos em nenhum projeto específico (apesar de todas termos uma paixão sem fim pelo Pinterest <3), mas sabemos que consumo consciente, moda colaborativa e um olhar mais sustentável são assuntos-tendência e uma mudança comportamental está no ar. Nós 4 acreditamos nessas ideias e estamos aprendendo a colocar em prática em nossas vidas. Acabamos nos inspirando mais nesses conceitos. E, sinceramente, é incrível poder fazer parte desse momento, estimulando que outras pessoas também abracem uma nova forma de consumir e de se relacionar com o que consomem. 

follow-the-colours-trocaderia-12

follow-the-colours-trocaderia-13

FTC: Aonde querem chegar com a ideia?

A gente quer testar novos formatos e ver o que funciona. Falhar e aprender rápido. Correr atrás para implementar as sugestões que já recebemos e tornar reais ainda mais ideias e soluções para deixar o Trocaderia ainda mais acessível para todos. Já fechamos algumas parcerias e queremos encontrar ainda mais projetos pra colaborar que enriqueçam o Trocaderia e transformem as experiências das nossas participantes, como o Roupa Livre. Queremos que o projeto seja uma grande iniciativa, algo além do evento. Que toda essa troca não ocorra só no local, mas na vida cotidiana.

follow-the-colours-trocaderia-10

follow-the-colours-trocaderia-11

Vai lá: Dia 31 de janeiro acontece a 3ª edição do Trocadoria. Será na Al. Lorena, no Lil’ Square (São Paulo), a partir das 11h. Aqui, a página pra saber mais sobre o evento.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários