Yeba Belô: marca de acessórios artesanais traz poesia, beleza e as cores da natureza brasileira em peças atemporais

Yeba Belô acessórios artesanais brasilidade

Peças atemporais e únicas, feitas em quantidade limitadas que exploram diferentes materiais e experimentam variadas técnicas. A inspiração principal? A brasilidade tão admirada e apaixonante do nosso país. É assim que podemos definir a marca de acessórios artesanais Yeba Belô.

Mas Yeba Belô vai além de uma marca, é um processo intuitivo, íntimo e artesanal de criação. Todo trabalho é detalhado, delicado e minucioso. Cada peça, desde o formato até as cores, é pensada com o maior carinho. Tudo é cuidado nos mínimos detalhes: as partes em que a cerâmica plástica é moldada e pintada manualmente até às embalagens feitas também à mão.

O projeto busca no contato com a natureza o imaginário criativo como tema para as coleções, assim como o próprio nome, que tem origem na lenda de Yebá Bëló. Segundo os índios Dessana do Alto do Rio Negro, esta é a figura principal de criação do mundo – conhecida também como a “mulher que apareceu do nada”.

Enquanto o verde, azul, vermelho, amarelo, marrom e laranja predominam na cartela de cores, as estampas trazem motivos da Amazônia, como a Vitória Régia, a Arara Vermelha, o cipó e o guaraná.

Entre as peças-desejo estão colares, pulseiras, brincos e outros acessórios. A fauna e a flora transformadas em pequenas obras de arte tropicais trazem um brilho extra para as produções mais estilosas, mostrando de maneira sutil toda a diversidade que o Brasil possui.

Para conhecer mais, confira entrevista e peças da Yeba Belô: 

FTC: Há quanto tempo cria e quais materiais utiliza? 

Sempre trabalhei desenvolvendo minha criatividade, mas foi após o término da faculdade de design de produto em 2015 que a vontade de criar algo autoral foi mais forte. Neste período experimentei diversas áreas ligadas a design e arte, mas foi na cerâmica plástica que encontrei a liberdade de dar forma para as minhas influências e inspirações.

Pulseira Cipó; 

FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos? 

Gosto de preparar as cores uma a uma de acordo com cada peça, trazendo nuances diferentes e exaltando a gama de cores que temos em nossa flora e fauna, tons vivos e tropicais, assim como as peças que carregam toda essa diversidade e exuberância.

Brinco Taioba; 

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Para mim, arte é tudo o que desperta algum sentimento, é fugir dos padrões, criar questionamentos do que até então estava certo, daquilo que era seguro acreditar.

Minha arte transita entre estes sentimentos, pode ser delicada porém selvagem, forte mas orgânica, ela questiona o que já foi visto explorando outros ângulos, investigando possibilidades de novos olhares.

Brinco, colar e chaveiro Estrelícia;

FTC: Quais as maiores inspirações para a Yeba Belô? 

Minha maior inspiração está na Brasilidade, na diversidade de possibilidades criativas que nosso país oferece. Estamos o tempo todo cercados por inspiração, nas cores, nas formas, na natureza, nas pessoas, porém muitas vezes não nos permitimos ver essa variedade por conta da facilidade com que nos deparamos com ela.

Deslumbrar pequenos detalhes e aspectos do cotidiano é a melhor e maior inspiração para mim, ver com outro olhar o que já foi visto.

Colar Folha; 

FTC: Por que escolheu este tema? A brasilidade? 

A Brasilidade como tema central foi algo orgânico. Sempre encontrei o suporte criativo que precisava para poder afirmar que temos sim uma das mais ricas culturas do mundo. Dentro desse assunto, tenho infinitas possibilidades, formas, cores, sentimentos, e o principal: a essência, de ser brasileiro, de ter orgulho de ser quem você é, algo que não se define com palavras.

Pulseira e colar Vitória Régia; 

FTC: Fale um pouco sobre a coleção Trópica; 

A coleção Trópica é uma viagem exploratória no coração da Amazônia, em meio a animais selvagens e ao calor da selva tropical. As nuances incontáveis do verde das folhas destacam as flores de cores exuberantes e exóticas.

Maxi colar Alamanda; 

FTC: O que te dá mais prazer neste trabalho? 

Quando se cria uma peça tão pessoal como um acessório, não se está apenas criando mais um produto, mas sim uma extensão da personalidade e da carga de signos que este produto tem para a pessoa, a forma como ela se vê e como quer ser vista.

Saber que em algum momento os produtos que desenvolvi fizeram parte da história de alguém e que a poesia que cada peça carrega fala visualmente o que tem em seu coração, certamente é meu maior prêmio e minha maior motivação.

Porta aliança Amazônia; 

FTC: E agora, o que vem pela frente?

A marca por si só é um estudo em aberto, estou sempre procurando novas técnicas e experimentação de materiais.

O tema Brasilidade possui uma infinidade de tópicos que são incrivelmente libertadores para a criatividade, as possibilidades para o futuro são tão grandes quanto a diversidade que o cerca: novas coleções, novos materiais, novas parcerias, novas poesias.

Cinto Vitória Régia; 

Colar Arara Vermelha; 

Veja todas as fantásticas peças de Yeba Belô em seu site e acompanhe as novidades pelo Instagram.

Por Carol T. Moré

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.