As 12 tendências de cores e mais 4 clássicos para a temporada foram criadas em conjunto com a Semana de Moda de Nova York (NYFW) e fornecem uma visão abrangente do uso pelos designers em suas coleções 2018.  

Todos os anos, diversas empresas realizam estudos com a previsão de tendências de cores que serão utilizadas no próximo semestre. Essas tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizar o que está a sua volta, além de determinar as tonalidades que vão guiar o ano seguinte, nas áreas como a moda, arquitetura, decoração.

Recentemente, a Pantone lançou o seu famoso relatório inspirado nas cores vistas nas passarelas de Nova York, no NY Fashion Week. A publicação traz uma visão geral dos tons que se destacam e o que os melhores designers de moda estão mostrando quando falamos na próxima temporada, a primavera – verão 2018 no hemisfério norte. As cores nas passarelas acabam sendo um indicador-chave do que podemos esperar ver em todas as áreas de design! Confira:

Imagens: PANTONEVIEW Color Planner Spring / Summer 2018

A cor continua a ser uma influenciadora-chave das tendências de moda. E para a Primavera – Verão 2018, em resposta ao aumento e ao contínuo uso de cores vibrantes pelas pessoas, os designers viram a necessidade de mostrar mais os pigmentos em suas coleções de uma forma multifacetada, expandindo assim a oportunidade de auto-expressão através da moda.

O PANTONE® Fashion Color Trend Report para esta temporada apresenta 12 principais cores para inspirar a moda masculina e feminina. Além disso, destaca quatro cores clássicas, uma paleta que transcende a estação e fornece uma base à qualquer guarda-roupa.

AUTO-EXPRESSÃO ATRAVÉS DAS CORES É A PALAVRA CHAVE

Para as estacões mais quentes em 2018, o desejo de auto-expressão de uma forma colorida é a palavra chave. A cartela de cores é extremamente divergente, já que vemos algo meio que caleidoscópico, além de nudes e tonalidades abertas. São cores que nos passam um sentimento de otimismo e confiança além de transmitirem vitalidade.

Isso não significa que não teremos o uso de tons mais escuros, neutros ou clássicos, porém esses conceitos não são sazonais: funcionam bem por conta própria o ano todo e fornecem base para uma maior complexidade das cores.

Além dessa liberdade para explorar e experimentar mais cores vibrantes, foi visto que as pessoas não querem mais se sentir limitadas ou ficarem presas a guias de estilo tradicionais. Por isso, gênero e a sazonalidade não foram questões abordadas nesta estação.

Os tons para esta primavera atípica trazem combinações complexas e originais, comunicam o desejo de se mostrar através de uma mistura de cores inusitadas ao longo do ano sem restrições – e a paleta para a primavera/verão de 2018 é um reflexo perfeito desses sentimentos!

Paleta de cores Primavera/Verão 2018

A paleta Primavera – Verão 2018 encoraja uma sensação de experimentar e combinar as cores de maneira divertida e alegre. Apesar de parecer complexo, encontramos diversas possibilidades para uma mistura de tons única e dramática.

PANTONE 13-0646 – Meadowlark

O Meadowlark é um animado e arrojado amarelo. Brilhante e extrovertido, ele é destaque na temporada, já que reluz alegria e ilumina o mundo que nos rodeia.

PANTONE 17-1563 – Cherry Tomato

O vermelho que nos lembra um tomate cereja é uma cor impulsiva. O laranja temperado exala calor e energia. A cor exige atenção, mostra coragem e nunca será ignorada por ser visivelmente viva.

PANTONE 16-4132 – Little Boy Blue

Em um tom de céu azul claro, Little Boy Blue não é sobre meninos e sugere expansividade para todos. A tonalidade azul tranquiliza e traz a promessa de um novo dia.

PANTONE 18-1440 – Chili Oil

O Chili Oil é um vermelho temperado, um terracota que traz o marrom à tona nesta primavera – verão 2018.

PANTONE 14-3207 – Pink Lavender

Pink Lavender é uma rosa violeta suave e romântico que encanta e traz calma. É a sensação conhecida como quiescência (período de repouso da natureza).

PANTONE 15-1520 – Blooming Dahlia

Como sugere o seu perfume discreto, a sedutora cor Blooming Dahlia atrai com seu lindo tom floral suave.

PANTONE 16-5533 – Arcadia

Com uma pegada retrô mas ao mesmo tempo moderna, o Arcadia é um tom revigorante, mais frio, limpo, um verde que com o seu toque azul, nos leva a uma nova direção nesta temporada de 2018.

PANTONE 18-3838 – Ultra Violet

O roxo transmite originalidade e engenhosidade, e o Ultra Violet é um tom mágico, uma púrpura distinta e complexa que fascina e intriga também na moda.

PANTONE 18-1028 – Emperador

O rico tom de chocolate fundido chamado Emperador traz um marrom mais pesado à estação, adicionando força e substância à paleta.

PANTONE 12-2103 – Almost Mauve

Como uma pétala suave, Almost Mauve é delicado como um toque e efêmero. Uma sensação de nostalgia à paleta da primavera – verão 2018.

PANTONE 17-3020 – Spring Crocus

Espirituoso e expressivo, Spring Crocus é um tom de fúcsia que traz um encanto sedutor ao misturar rosa e roxo.

PANTONE 13-0550 – Lime Punch

Cítrico e vibrante, Lime Punch é estridente e marca presença trazendo alegria para a paleta de cores da primavera – verão 2018.

PALETA DE CORES CLÁSSICAS – BASE

Para algumas pessoas, a cor clássica é a base do guarda-roupa e é sobre esses tons que muitos começam a construir seu próprio estilo pessoal. As principais tonalidades clássicas desempenham um papel essencial na moda, por isso, a Pantone resolveu destacar as nuances dessas cores também nesta temporada.

PANTONE 19-4034 – Sailor Blue

Um azul marinho navy incorpora a paleta como tom clássico.

PANTONE 14-4202 – Harbor Mist

Tom médio de cinza; Harbor Mist solidifica a paleta da primavera de 2018 e combina com qualquer outro tom vibrante!

PANTONE 15-1214 – Warm Sand

O areia é um neutro reconfortante e ao mesmo tempo quente, que conecta as cores sem esforço.

PANTONE 11-0608 – Coconut Milk

A cor com um tom de ‘leite de coco’ representa o branco nesta estação.

Agora é só experimentar e combinar as suas cores preferidas de maneira divertida e alegre nesta Primavera – Verão 2018!

Imagens: Pantone, Pop Sugar/Style Du Monde.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários