07

É fato: o grupo de estudos gastronômicos do FTC comprova que um cafezinho tirado na hora junto com um pedaço de bolo fresquinho pode deixar o seu dia muito mais gostoso. E conhecer lugares que servem o melhor dessas duas iguarias é um dos nossos programas favoritos.

Muitas pesquisas recentes relatam os diversos benefícios do café para a nossa saúde, já que a bebida tem antioxidantes que diminui o risco de diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doença hepática, câncer de próstata, Alzheimer e muito mais. Além disso, o café ajuda (sério!) a prevenir até as dores nas costas de tanto ficar no computador, aumenta a capacidade mental, memória, o bem estar e concentração.

unnamed

Quase 80% dos brasileiros o consomem diariamente, segundo o IBGE. E o que falar da bebida em uma das cidades mais movimentadas do mundo? São Paulo é puro cafezinho: coado ou filtrado, com ou sem leite, gelado, espresso, nas padocas, restaurantes e cafeterias. Existe algo melhor do que um bom papo ou reunião acompanhada de uma bela xícara?

Pensando nisso, fizemos uma seleção de alguns estabelecimentos que, além de oferecer pães, bolos, café da manhã, quitutes deliciosos, são conhecidos na cidade pelos cafés especiais super saborosos, pelos ambientes descolados e aconchegantes. Se você mora ou está de viagem marcada para conhecer São Paulo, coloque essas 12 cafeterias na sua lista!

ftc-cafeterias-sao-paulo-kof-01

1 – KOF – King of the Fork – Bikes, cafés e afins 

King of the Fork tem o ambiente inspirado na cultura do ciclismo, no comer e beber bem. O local é ideal para encontrar amigos, comprar acessórios de bikes e saborear quitutes acompanhados de um bom café. Pequeno, com decoração temática, o delicioso KOF serve diversos tipos da bebida (quentes e geladas), além de doces, sanduíches e cervejas.

ftc-cafeterias-sao-paulo-kof-02

A cafeteria foi idealizada por Camila e Paulo, amigos de pedal que abandonaram suas carreiras para reunir nesse espaço o que mais gostam de fazer: comer e pedalar. 

Não deixe de experimentar: o crocante waffle com manteiga e geleia, cookies da casa, o latte e o café gelado.

Vai lá: Arthur de Azevedo, 1317. Pinheiros. Acompanhe o KOF no Facebook e no Instagram. Imagens: @diegocagnato e @carolmore.

ftc-cafeterias-sao-paulo-padoca-do-mani-03

2 – Padoca do Mani – Rústico, farto e delicioso 

Na Padoca do Mani tem ovos mexidos, bolos, café com leite e tudo aquilo que conforta o paladar e o coração. Vá com fome: o café da manhã (combos) é farto e muito gostoso. O local é aconchegante, rústico, pequeno e cheio de plantas. Tente sentar na varandinha e comer sem pressa.

O atendimento é simpático, apesar da casa estar sempre lotada. Quem comanda a cozinha é a famosa chef Helena Rizzo, do famoso restaurante Mani Manioca.

ftc-cafeterias-sao-paulo-padoca-do-mani-01

O mais legal? Se você pedir o café coado da casa pode tomar a vontade!

Não deixe de experimentar: as incríveis opções do café da manhã, os diversos tipos de pães da cesta, o bolo de coco maravilhoso e molhadinho.

Vai lá: Joaquim Antunes, 138. Pinheiros. Acompanhe a Padoca do Mani no Facebook e no Instagram. Imagens: @carolmore.

ftc-cafeterias-sao-paulo-sofa-cafe-01

3 – Sofá Café – Como se você estivesse em casa 

O Sofá Café nasceu em 2011, da ideia fixa de um engenheiro florestal que não conseguia passar um dia sem sua dose de cafeína. O conceito era simples: criar uma cafeteria com cafés especiais e servi-los em um ambiente que lembrasse o sofá de casa.

Para que isso desse certo, ele trocou as pesquisas de campo para estudar os métodos de preparo de bebidas. Buscou no Brasil os melhores especialistas no assunto, formou-se barista e hoje, o local é considerado uma das melhores cafeterias de SP.

ftc-cafeterias-sao-paulo-sofa-cafe-02

As bebidas são deliciosas e bem preparadas, as receitas trazem sempre novidades, além da casa possuir blends exclusivos e comidinhas deliciosas, em um ambiente bem acolhedor e calmo. Ótimo para reuniões, trabalhar e encontrar os amigos.

Não deixe de experimentar: os bolos caseiros, waffle com manteiga e mel, o expresso, o capuccino.

Vai lá: Bianchi Bertoldi, 130. Pinheiros. Há outras unidades em SP também, confira no site. Acompanhe o Sofá Café no Facebook e no Instagram. Imagens: Estúdio Super Limão e Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-coffee-lab-02

4 – Coffee Lab – Escola de baristas e muitos prêmios

O Coffee Lab é uma famosa escola de baristas, laboratório e uma cafeteria especial. Criado por Isabela Raposeiras, o local é especialista em torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com responsabilidade eco-social. O Coffee Lab é considerado uma das melhores cafeterias do mundo e já recebeu diversos prêmios.

O ambientes é bem aconchegante, cheio de plantas e todo aberto, realmente parece uma enorme cozinha de casa – já que o maquinário de torrefação fica na entrada. A hora que quiser o cliente se levanta e vai até a cozinha para fazer o pedido, sem frescuras. Além disso, há uma torneira com água de graça para todos. Ah! Lá, seu animal de estimação também é bem vindo.

ftc-cafeterias-sao-paulo-coffee-lab-01

Não deixe de experimentar: o Leite da Vovó (leite, leite condensado, baunilha, canela, e algumas outras especiarias + café) e o pãozinho caseiro com manteiga e geleia. Confort food na certa!

Vai lá: Rua Fradique Coutinho, 1340. Vila Madalena. Acompanhe o Coffee Lab no Facebook e no Instagram. Imagens: Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-urbe-cafe-01

5- Urbe Café – Moderninho e até altas horas 

Espresso, coado (Hario v60 e Chemex), Aeropress, Cold Brew, cervejas, drinques exclusivos, salgadinhos, docinhos e refeições rápidas em mesinhas ou balcão, com clima intimista, ambiente descolado e acolhedor: esse é o Urbe Café. O local fica aberto até altas horas. A variedade de bebidas é bem grande e as comidinhas estão sempre deliciosas.

Os atendentes sempre são muito atenciosos. É um local ótimo para encontrar os amigos, já que fica perto da Paulista, tomar um brunch nos finais de semana ou um café de madrugada depois de dar um rolê pela Augusta.

ftc-cafeterias-sao-paulo-urbe-cafe-02

Não deixe de experimentar: o brunch, café com especiarias, o delicioso chocolate quente com marshmallow e o bolo de coco. Lá também há diversas opções veganas!

Vai lá: R. Antônio Carlos, 404. Consolação. Acompanhe o Urbe Café no Facebook e no Instagram. Imagens: Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-por-um-punhado-dolares-cafe-01

06 – Por um Punhado de Dólares – Café Sincero

Inspirado no filme de Clint Eastwood, o “Café sincero” Por um Punhado de Dólares (PPD) oferece além de variadas bebidas com café, um menu de cervejas, sanduíches artesanais e petiscos no centro de São Paulo. Inaugurado por um ex barista do Urbe Café e um professor de geografia, o ambiente é descontraído e o preço é super justo.

A parede de lousa apresenta o cardápio, de cafés com diferentes métodos de preparo até os quitutes da chef. O espresso é bem tirado e delicioso.

ftc-cafeterias-sao-paulo-por-um-punhado-dolares-cafe-02

Não deixe de experimentar: o sincero café, é claro – e os bolos caseiros – o de chocolate com café é muito gostoso! A água é por conta da casa.

Vai lá: Rua Nestor Pestana, 115. Consolação. Acompanhe o PPD no Facebook e no Instagram. Imagens: Mario Rodrigues e Divulgação.

ftc-cafeterias-sao-paulo-torra-clara-02

07 – Torra Clara – O melhor café da Oscar Freire 

Tudo começou com a vontade de trabalhar todos os dias sentindo o cheirinho de café fresco e, claro, de entregar em cada xícara um café muito especial para os clientes. Regular a máquina do espresso, escolher o grão do dia, moer e compactar. Surgia o Torra Clara na Oscar Freire.

Somente os melhores grãos aceitam a torra clara, já que não precisam esconder suas imperfeições levam menos tempo na torrefação – daí o nome da cafeteria. O resultado é um café suave mas com a acidez e doçura acentuadas.

A casa é pequena, a decoração de tijolinhos traz um charme ao ambiente e os cafés são gostosos. Além do espresso, há French Press, Hario V60, Chemex, Sifão, além de drinks gelados e outras delícias como pão de queijo, tortas e cookies.

ftc-cafeterias-sao-paulo-torra-clara-01

Não deixe de experimentar: o waffle feito com massa de pão de queijo + manteiga e geleia, o espresso da casa, capuccino.

Vai lá: Rua Oscar Freire, 2286. Pinheiros. Acompanhe o Torra Clara no Facebook e no Instagram. Imagens:Mario Rodrigues e Paulinho de Jesus/Divulgacão.

ftc-cafeterias-sao-paulo-little-coffee-shop-01

08 – The Little Coffee Shop – a menor cafeteria do mundo 

Todos os cafés que saem da máquina de espresso da The Little Coffee Shop são preparados com o blend exclusivo da casa, desenvolvido pelo premiado Coffee Lab. O local, com menos de 2 m² é a menor cafeteria do mundo especializada em café especial. Ali, só bebidas e algumas comidinhas, mas isso não é empecilho para desistir de visitá-lo: há sempre uma fila que se forma na calçada do pequeno balcão.

A ideia é da economista Flavia Pogliani. Flavia oferece essas opções de bebidas quentes: tipo expresso, macchiato, pingado, cappuccino italiano e babyccino para as crianças, já que é feito com leite e confeito, sem adição de café. Para comer, bolos e rosquinhas de coco.

ftc-cafeterias-sao-paulo-little-coffee-shop-02

Não deixe de experimentar: o capuccino super cremoso e o bolo gelado de coco.

Vai lá: Rua Lisboa, 357, esquina com Arthur de Azevedo. Pinheiros. Acompanhe o The Little Coffee Shop no Facebook e no Instagram. Imagens: Sprudge e Ezyê Moleda/Folhapress.

ftc-cafeterias-sao-paulo-preto-cafe-03

09 – Preto Café – Pague quanto acha que vale

Quanto você pagaria em um café? No Preto Café, quem decide o preço do cafezinho é o cliente. Um lugar onde se pode escolher o valor daquilo que se consome, e onde os custos são transparentes. Nada está à venda — não há conta, comanda, preço. Mas você pode ficar à vontade para pedir uma bebida, uma comidinha, desfrutar do espaço. O local oferece também uma agenda de eventos e oficinas que também não custam nada. Por que? Porque os sócios realmente acreditam e apostam na transparência e na confiança.

Por ser uma associação sem fins lucrativos, nas paredes você encontra além do cardápio, a contabilidade (valores, gastos e etc) e como funciona o estabelecimento: você deposita o valor que achar digno no aquário ou usa a máquina de cartão. São poucas mesas, mas o ambiente é moderno e descontraído. Há quitutes, além de opções veganas, bolos integrais, sucos e claro, café. A água é grátis, basta buscar no filtro de barro.

ftc-cafeterias-sao-paulo-preto-cafe-02

Não deixe de experimentar: café gelado (espresso com tônica) e o bolo da casa.

Vai lá: Largo do Arouche, 99 – Loja 18. República. Acompanhe o Preto Café no Facebook e no Instagram. Imagens: Rafaella Netto/Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-isso-e-cafe-01

10 – Isso é Café – Café com vista

Espresso, Aeropress, Moka, Coado. O Isso é Café é um ótimo local para relaxar durante a visita ao Mirante 9 de Julho, o badalado espaço cultural que recebe diversos eventos e shows. Os sócios se uniram por uma paixão e resolveram acompanhar o café desde o plantio, cultivo, secagem, seleção, até a torra e entrega, para que o grão chegue aos clientes com todo o seu brilho e vigor.

Além de servirem um delicioso brunch, há outras bebidas como o Cold Brew preparado em lata e muitas comidinhas. O pedido é feito no balcão, o café da manhã é servido a qualquer hora e ainda é pet friendly, ou seja, aceitam animais.

ftc-cafeterias-sao-paulo-isso-e-cafe-02

O ambiente é moderno, descolado e tem uma bela vista para a Av. 9 de Julho, além da proximidade do MASP.

Não deixe de experimentar: cheesecake de jaboticaba, tortinhas doces e os coados no método kalita.

Vai lá: Rua Carlos Comenale, s/nº – Mirante 9 de Julho. Bela Vista. Acompanhe o Isso é Café no Facebook e no Instagram. Imagens: Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-jardin-02

11 – Jardin – Café, plantas e flores 

É até difícil de acreditar que no meio do caos e de tantos prédios altos existem lugares tão verdes como esse no centro de São Paulo. O Jardin busca valorizar a beleza natural das plantas e propor maneiras diferentes de harmonizar a natureza com a vida de quem mora na cidade.

O local, que começou apenas como uma floricultura, agora tem uma cafeteria exclusiva que serve chás, cafés deliciosos e bolos maravilhosos. O atendimento é simpático e gentil, além do ambiente ser super agradável.

ftc-cafeterias-sao-paulo-jardin-01

Não deixe de experimentar: o xarope de guaraná, o café coado e o bolo da casa. Faz bem ao paladar e aos olhos também com tanta coisa linda pra admirar!

Vai lá: Rua General Jardim, 490-494. Vila Buarque. Acompanhe o Jardin no Facebook e no Instagram. Imagens: Divulgação. 

ftc-cafeterias-sao-paulo-beluga-01

12 – Beluga – Cafés especiais e comidas deliciosas

Cafés especiais + comidas deliciosas. No Beluga tem café coado do dia, espresso, capuccino, pão de queijo de casquinha crocante, pão de banana, muffins salgados, pães na chapa. Quer mais? Tudo isso em um ambiente com decoração clean e minimalista, além de músicas ótimas.

Aberto em 2014, a pequena cafeteria fica no centro de São Paulo, próximo à estação República do metrô e à Praça Roosevelt, um dos locais mais agitados da região. O cardápio e o serviço são simples, mas com muito cuidado aos detalhes. Há uma relação próxima com os fornecedores para a seleção dos melhores grãos. A ideia tem dado muito certo!

ftc-cafeterias-sao-paulo-beluga-02

Não deixe de experimentar: o pão do dia, o pão de banana, os bolos da casa, o Latte (tanto quente quanto frio), o café coado.

Vai lá: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 379. Vila Buarque. Acompanhe o Beluga no Facebook e no Instagram. Imagens: Michell Lott/Casa Vogue.

E você? Tem alguma dica de algum lugar que devemos conhecer? Conta pra gente!

*O post também contou com ótimas dicas de Claudia Midori do Comidinhas

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários