Brasília é conhecida por ser a capital do país, por abrigar uma gigantesca gama de políticos, ser lar do presidente, por se parecer com um avião, ter uma arquitetura única e até mesmo oferecer uma quantidade inimaginável de concursos públicos todos os anos.

Mas por trás de todo esse perfil sério e burocrático, existe uma Brasília com muita cultura, descanso e lugares legais, até quando falamos em tomar aquele cafezinho, um bom chá da tarde ou chocolate quente.

Pensando nisso, eis uma seleção de alguns estabelecimentos que, além de oferecer comidas deliciosas, são conhecidos por serem descolados, saborosos e por servir uma boa dose de cafeína. Se você mora ou está de viagem marcada para conhecer a cidade, coloque-os na sua listinha!

1 – Ernesto Cafés Especiais

É possível que você já tenha ouvido falar desse espaço, localizado na quadra 115 Sul de Brasília. É que o Ernesto é considerado um café literário com ambientes intimistas que te convidam a passar a tarde por ali degustando cada coisinha do menu, até os pães especiais feitos no dia. Às sextas-feiras, por exemplo, a disputa da casa é o pão de vinho tinto e gorgonzola, que mal sai do forno e já logo acaba.

Com dois andares e uma varanda que frequentemente abriga música ao vivo, o ambiente fica ainda ao lado da única filial da “Urban Arts” da capital. Ali é bom para quem aprecia “um dia frio, um bom lugar para ler um livro”. Quer uma notícia melhor ainda? Ali, “no quintal”, o seu bichinho de estimação é bem vindo e pode lhe fazer companhia!

Vai lá! Ernesto Cafés Especiais: CLS 115, Bloco C, Loja 14.

2 – Los Baristas – Casa de Cafés

Gosta de café encorpado, diferentes tipos de grãos, ótimas explicações sobre as bebidas propostas? A experiência de apreciação do seu cafezinho, combinado a um ambiente fresco com uma decoração convidativa? Seu lugar pode ser, então, o Los Baristas – Casa de Cafés.

Ali, escondidinho atrás do bloco “C” da quadra 404 norte está um tesouro para os fãs da bebida, que serão recebidos pela gentileza dos baristas da casa. Pode perguntar, eles sabem tudo!

Vai lá! Los Baristas: SCLN 404, Bloco C, Loja 38.

3 – Seu Patrício Querido Café

Bem novo na cidade, o Seu Patrício Querido Café veio para oferecer uma diferente e alternativa gama sensorial de cafés para quem adora a bebida. Se combinado aos bons waffles (especialidade da casa) então, é possível sair dali apaixonado.

O local quase diz “seja bem vindo, fique aqui, converse conosco”. Coordenado por um casal apaixonado pela bebida, o Seu Patrício é destino certo para quem está pelas redondezas da Octogonal – e para quem não está também!

Vai lá! Seu Patrício Café: AOS 01/02, Bloco B, Loja 10.

4 – Dylan Cafe & Bakery

Paredes vermelhas, sofás largos e confortáveis e um balcão cheio do melhor de uma “bakery” australiana gourmetizada. Essa é a proposta do Dylan Café, localizado na quadra 315 Sul. Pães, brownies, bolos e até pizzas artesanais são encontradas dentro de um espaço com decoração contemporânea que te convida a se sentir fora do país.

Se estiver procurando um bom lugar para sentar, tocar um trabalho no computador, ler um livro ou só dar uma relaxada com clima “hipster”, encontrou!

Vai lá! Dylan Cafe & Bakery: CLS 315, Bloco A.

5 – Quintal F/508

O chamado F/508 é, na verdade, uma escola e galeria fotográfica de Brasília. Mas, ainda ali por entre as salas que exalam arte e fotografia está o Café Quintal. Dentro, uma decoração toda vinda das cidades já visitadas pelos donos do local, Humberto Lemos e Raquel Pellicano. Da Russa à China, o acervo é gigantesco.

Se você não gostar de café, está tudo bem! Atrás do balcão, na quadra 413 Norte, as atendentes estarão prontamente atentas para servir um dos melhores chocolates quentes da cidade. É só passar por lá para se sentir em casa!

Vai lá! Quintal F/508: SCLN 413, Bloco D, Sala 113.

6 – Vincent Casa de Chás

Gosta de chá tanto quanto de café? 411 Norte é o seu lugar. A Vincent Casa de Chás conta com uma curadoria completa dos melhores chás do mundo – sim, do mundo, sem exagero. O local parece que foi pintado por Van Gogh, que foi, aliás, a inspiração inicial para a decoração.

Que tal um chá inglês com uma torta Tiramisú? Ou talvez um chá tailandês com um cheesecake de goiabada? Ou até mesmo um bom café acompanhado de uma torta Ópera? É possível encontrar de tudo neste espaço dono de tons pastel e uma louça de dar inveja.

Vai lá: Vincent Casa de Chás: 409 Norte, Bloco A, Loja 39.

Não deixe de conferir esses lugares incríveis quando visitar Brasília! Se você mora na cidade e ainda não conhece nenhum desses locais encantadores, está na hora de experimentar!

Imagens: Pexels e Divulgação Facebook.

Clarissa Jurumenha é jornalista, publicitária, aspirante a fashionista, louca por memes, trendings do momento e coxinha de frango. Aos 25 anos e um bocado de projetos não realizados, colocou em prática o #BrasíliaNaMala e resolveu anunciar para o mundo duas outras paixões: fotografia e moda.

Clarissa Jurumenha – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários