O dinheiro arrecadado com o projeto é encaminhado para o fundo especial da Unicef do Reino Unido para as crianças sírias. 


O ato de cozinhar está relacionado a uma das necessidades mais básicas do ser humano, e ao mesmo tempo carrega um grande valor simbólico. Uma comida tem o poder de aguçar os sentidos e sinestesicamente, nos transportar para algum lugar ou nos remeter a alguém. Se pensarmos em algum país, sempre vamos conseguir lembrar de algum prato ou ingrediente típico daquela região. E quando se fala em comida, se fala sobre compartilhar.

Foi pensando na riqueza cultural e no significado de uma refeição que surgiu o projeto Cook for Syria, criado para arrecadar fundos para a Unicef UK (Reino Unido), que oferece ajuda humanitária para crianças sírias.

Organizada por Clerkenwell Boy – um instagrammer famoso por postar fotos de comida e ganhador do prêmio do Observer Food Monthly – com apoio da SuitCase Magazine, a campanha também tem o intuito de alertar o mundo inteiro e chamar ainda mais atenção para as necessidades de milhares de pessoas que deixaram seu país, fugindo de uma guerra.


O projeto nasceu em Londres e já se expandiu para a Austrália, onde chefs locais repetem a ação no próximo dia 27 de fevereiro. A ideia é que diversos chefs, cafeterias e bares abram suas portas e cozinhem pela causa. Entre os apoiadores da campanha estão Jamie Oliver, Yotam Ottolenghi e Angela Hartnett.  

Todo o valor arrecadado com os pratos e também com a venda do livro é automaticamente revertido para a Unicef. A publicação traz receitas típicas deliciosas de famílias e chefs, explorando a riqueza e a singularidade dos ingredientes e pratos sírios.

O projeto tem se espalhado mundialmente e feito sucesso. Os moradores das cidades que recebem a campanha também são incentivados a experimentar novas receitas na cozinha e promover uma refeição entre amigos e familiares em prol do fundo da Unicef para as crianças.

Para se inspirar com as delícias ou comprar o livro, confira o site oficial da campanha. Acompanhe também o Twitter e Instagram de #CookforSyria.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários