A nova proposta zero-waste combate o uso excessivo de embalagens e de produtos que viram lixo todos os dias. Conheça o The Fillery! 

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-00

“O futuro é agora”. Já ouviu essa expressão? Adicione ao bordão um toque de sustentabilidade e pronto: você esbarra na mais nova mercearia nova iorquina – no Brooklyn, para ser mais específica -, The Fillery.

Para evitar que o consumidor saia da loja com caixas, sacolas de plástico ou papelão, o lugar segue a política do “B.Y.O.C: Bring Your Own Container“, algo como “traga sua própria vasilha” em tradução livre.

Isso mesmo, você chegará ao local com um seus utensílios reutilizáveis como potes de vidro, guardanapos de pano, sacolas de tecido, se aproximará do dispensador que oferece o que precisa e carregará sua vasilha com o quanto achar necessário de itens saudáveis que vão de grãos de café, produtos para casa, até castanhas.

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-07

Chegando no caixa, pese, pague e vá para casa com tudo praticamente já estocado! Sarah Metz, criadora do novo modelo de mercado zero-waste, afirmou que a ideia nasceu da preocupação com o meio ambiente e de sua experiência como chef.

“Eu tenho sido defensora da consciência sustentável desde que consigo me lembrar. Recentemente me tornei mais e mais preocupada com a quantidade de coisas que nós seres humanos desperdiçamos por conta do consumismo. Me frustra bastante a quantidade de mercados em meu bairro. Eu adoro cozinhar e adoro tentar ingredientes novos, mas sempre fiquei limitada pela coisas que deveria comprar só para uma receita mínima”, explicou.

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-05

Sarah conta ainda que o local terá um espaço dedicado à pequenas aulas de culinária para que os membros da comunidade aprendam truques básicos na cozinha.

“Minha esperança é de que irá aparecer uma grande variedade de pessoas, que apreciam cozinhar ou não, mas que se proponham a adotar o estilo de vida sustentável e que curta a ideia de não existirem embalagens prontas no mercado”, completa.

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-06

A ideia só foi possível ainda graças à uma campanha criada online para arrecadação de fundos, em abril de 2016. Muito mais dinheiro do que o esperado depois, The Fillery abre as portas neste verão. Então já sabe, quando estiver pelo Brooklyn, leve suas próprias vasilhas!

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-02

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-04

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-01

A nova loja sustentável é livre de embalagens e tem como objetivo produzir o mínimo de lixo possível;

ftc-supermercado-zero-wate-ny-the-fillery-03

Gostou da ideia? Acompanhe as novidades no site oficial do The Fillery, que abrirá suas portas no Prospect Heights, Brooklyn, NY 11238.

Aqui, Cristal Muniz, designer brasileira, também dá algumas dicas super interessantes para quem quer começar um estilo de vida “zero-lixo”.

Via.

Clarissa Jurumenha é jornalista, publicitária, aspirante a fashionista, louca por memes, trendings do momento e coxinha de frango. Aos 24 anos e um bocado de projetos não realizados, colocou em prática o #BrasíliaNaMala e resolveu anunciar para o mundo duas outras paixões: fotografia e moda.

Clarissa Jurumenha – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários